

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
UM PACTO PARA APRENDER
Adelmar Alberto Carabajal
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INTRODUÇÃO
Este trabalho, inscrito no “Eixo Paulo Freire: políticas
públicas e a gestão educacional” apresenta o relato de uma
experiência de gestão pública participativa na área da edu-
cação municipal cujos resultados evidenciaram melhoria dos
indicadores de Qualidade Social da Educação. Trata-se da
gestão educacional da Rede Municipal de Ensino de Novo
Hamburgo da denominada Administração Popular (2009-
2016).
OBJETIVOS:
- Avaliar os resultados de gestão educacional que pro-
curou uma relação de participação popular e imbricamento
entre Estado e Sociedade.
- Verificar as possibilidades de enfrentamento, com re-
solutividade ou melhoria, de problemas educacionais atra-
vés da Educação Integral e de ações intersetoriais dentro da
Administração Pública Municipal.
REFERENCIAL TEÓRICO:
O trabalho se coloca dentro da perspectiva histórico-
-crítica. Autores referentes: Paulo Freire, José Clóvis de Aze-
vedo e Jaqueline Moll.
METODOLOGIA
Uso de Análise de documentos.
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Mestre em Educação