XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1103
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
ções de experiências confirmam o belo
locus
para exercitar-
mos diálogo e dialogicidade. E todo este processo elevou o
nome do educador a Patrono da Educação Brasileira!
É para sermos céticos, conformistas, fatalistas? Não!
Ele mesmo foi exemplo de persistência e esperança. Precisa-
mos transformar realidades, vencer muros, grades e golpes!
Precisamos reinventá-lo como pediu, evidenciando sempre
com letras maiúsculas o conceito, o substantivo próprio
“Educação Popular”, engrossando as marchas e trocando
mais cartas questionadoras, tentando responder sobre a
ontologia do ser!
REFERÊNCIAS
CAMINI, Isabela.
Cartas Pedagógicas:
aprendizagens que
se entrecruzam e se comunicam - 1 ed. – São Paulo:
Outras Expressões. 2012.
FREIRE, P.
Pedagogia do Oprimido
. São Paulo: Paz e Terra,
1993.
_________.
Pedagogia da Esperança.
São Paulo: Paz e Terra,
1994.
_________.
Pedagogia da Autonomia
. São Paulo: Paz e Terra,
1996.
_________.
Pedagogia da indignação
: cartas pedagógicas e
outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.