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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
O planejamento e as ações foram inspirados em Pau-
lo Freire e outros autores que trouxeram contribuições da
Educação Popular. Também se fez uma leitura e verificação
da experiência da Escola Cidadã de Porto Alegre e de ou-
tras experiências que tinham avançado, embora com limites,
para além da afirmação dos teóricos da sociologia da edu-
cação reproducionista no sentido da escola ser apenas um
espaço de reprodução de relações capitalistas. No caso de
Novo Hamburgo, já havia algumas escolas, que por iniciati-
vas da equipe diretiva e/ou de professores individualmente
vinham desenvolvendo ações no sentido de uma educação
mais comprometida com as classes populares.
Mas, como constatou Sergio Haddad, esta intencionali-
dade política já presente na década de 70/80 nos educadores
populares, no caso de uma gestão municipal da educação de-
veria sair de um voluntarismo individual de alguns para uma
construção coletiva em rede. Para isso era necessário dar voz
e vez às comunidades escolares como um todo.
Assim, os próximos passos foram pela ordem: a cria-
ção e implantação da Eleição Direta para Direção de Escola
(2009) e a realização da Primeira Conferência Municipal de
Educação de Novo Hamburgo (2010/2011).
O anteprojeto de Lei de Gestão Democrática foi de-
batido em todas as escolas da rede municipal recebendo
emendas com a participação de mais de doze mil pessoas
(professores, pais, alunos e funcionários de escola). Os ve-
readores aprovaram o PL de maneira unânime nas duas
votações.
A I Conferência Municipal de Educação de Novo Ham-
burgo teve um papel de constituinte escolar. Durante dois
anos a Rede Municipal de Ensino avaliou a sua caminhada
e deliberou sobre os princípios e diretrizes que estão orien-
tando a educação pública de Novo Hamburgo. Os seis eixos
da Conferência foram: 1) Conhecimento e currículo: tempos
e espaços na escola; 2) Avaliação; 3) Gestão democrática; 4)
Princípios de convivência; 5) Inclusão, diversidade e igualda-
de; 6) Educação ambiental e sustentabilidade.