1112
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
coletiva e progressiva de um novo conceito de educação,
ações intersetoriais da Administração Pública, a participa-
ção democrática dos membros que integram os diversos
segmentos das comunidades escolares e um diálogo per-
manente com as forças vivas dos territórios onde se situa a
escola.
O gráfico abaixo registra a série histórica dos Índices
de Aprovação, e aprovação e Evasão da Rede Municipal de
Ensino de Novo Hamburgo.
ANO-
LETIVO
APRO-
VAÇÃO
REPROVA-
ÇÃO
EVA-
SÃO
2008
89,94%
10,06%
0,71%
2009
89,29%
10,71%
0,88%
2010
91,08%
8,92%
0,63%
2011
95,43%
4,57%
0,71%
2012
94,29%
5,71%
0,51%
REFERÊNCIAS
AMORIM, Marília.
Vozes e Silêncio no Texto de Pesquisa
em Ciências Humanas
. Departamento de Ciências da
Educação, Universidade de Paris 8. Cadernos de Pes-
quisa, 116, p. 7-19, Julho 2002.
FREIRE, Paulo.
Educação como prática de liberdade
.
22 ed.
Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
_______.
Pedagogia da Autonomia
.
Rio de Janeiro: Paz e Ter-
ra, 1996 – 2000.
HADDAD, Sergio.
Educação Popular e Formação Peda-
gógica
: contribuições do educador Nilton Bueno Fis-
cher.
Educação & Realidade
, Porto Alegre, v. 39, n. 4,
p. 1261-1273, out./dez. 2014. Disponível em:
< http:// www.ufrgs.br/edu_realidade>