XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
esquerda. No caso dos governos de direita, explicitamente
o fundamento filosófico e político é o da liberdade de mer-
cado a partir do neoliberalismo. E, nesses contextos qual o
lugar da Educação Popular?
EDUCAÇÃO POPULAR – UM CONCEITO TEÓRICO-
PRÁTICO DE RESISTÊNCIA
A Educação Popular tem vários significados e estes
podem ser examinados em Brandão (1986) e Paulo (2013;
2018), entre outros teóricos que vem discutindo essa temá-
tica. Sim, a Educação Popular nos seus diversos significados
possui uma vinculação com o Estado e de um modo ou ou-
tro fez parte das pautas das políticas educacionais. De um
lado, o Estado (como exemplo, nos anos imediatamente an-
teriores a Ditadura Militar), junto com setores da sociedade
civil progressista (sindicatos, associações de moradores, de
bairro, igrejas e movimentos sociais populares), sustentava
um projeto educativo que discutia e implementava a edu-
cação, o trabalho e a economia problematizando o projeto
em voga; de outro, representantes políticos liberais defen-
diam a educação popular como política de acesso a educa-
ção escolar para todos. São dois conceitos de Educação Po-
pular diferentes, pois o primeiro defende uma escola e uma
sociedade humanizadora. O outro visava manter o projeto
de manutenção do poder.
É relevante pontuar o que Freire, em especial em Peda-
gogia do Oprimido (1987) e Pedagogia da Esperança (1994)
identifica com relação ao que entende por educação. Nos
livros citados, localizamos uma perspectiva crítica, como na
citação que segue:
Uma educação em cuja prática o ensino dos con-
teúdos jamais se dicotomize do ensino do pensar
certo. De um pensar antidogmático, anti-superficial.
De um pensar crítico, proibindo a si mesmo, cons-
tantemente, de cair na tentação do puro improviso.
(FREIRE, 1994, p. 168).