XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1113
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
UMA LEITURA A PARTIR DE PAULO
FREIRE: POLÍTICAS EDUCACIONAIS
E REFORMA DO ESTADO – QUAL O
LUGAR DA EDUCAÇÃO POPULAR?
Fernanda dos Santos Paulo
1
Lidiane Rocha dos Santos
2
Este texto procura debater as mudanças ocorridas a
partir do processo de reforma do Estado e suas implicações
na educação básica, à luz dos referenciais relacionados às
políticas educacionais (Chesnais, 1996; Frigotto, 2000, Gen-
tili, 2000; Peroni, 2013; Saviani, 2014.) e ao Paulo Freire, autor
1
É Educadora Popular. Doutora em Educação pela Unisinos com bolsa Ca-
pes - Proex (2014-2018). Possui mestrado em Educação pela Universidade
Federal do Rio Grande do Sul (2013) tendo Indicação de Louvor, sendo bol-
sista CNPQ. Especialização em Educação Popular: Gestão de Movimentos
Sociais pelo Brava Gente e Instituto IVOTI. Graduação em Pedagogia pelo
Centro Universitário Metodista IPA (2008) e Curso Normal em nível médio
(magistério). É militante da Associação de Educadores Populares de Porto
Alegre, do Movimento de Educação Popular e do Instituto de Desenvolvi-
mento Social Brava Gente. É integrantes do GT de Construção do Curso Pós
Graduação em Educação Popular e Gestão de Movimentos Sociais voltado
à educadores(as) populares de Porto Alegre. Na AEPPA coordenada o Nú-
cleo de formação política e o GT de construção de Propostas de Cursos de
Extensão, Graduação e Especialização para Educadores Populares. Também
é professora da Faculdade Santo Augusto - FAISA e Instituto Brava Gente,
atuando nos cursos de Especialização e Extensão. Tem experiência na área
de Educação, com ênfase em Educação Popular, atuando principalmente
nos seguintes temas: Educação não Escolar; Educação infantil, Educação
de Jovens e Adultos, Ensino Superior, Pedagogia freiriana, Formação de
Educadores Populares, Políticas Públicas de Educação e história e memória
da Educação. Contato:
fernandaeja@yahoo.com.br2
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação na Univer-
sidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. Integrante do Grupo de
Pesquisa em Educação Digital – GPe-dU/CNPq que está vinculado a Li-
nha de Pesquisa III – “Educação, Desenvolvimento e Tecnologias” -, do
Programa de Pós-Graduação do curso de Doutorado em Educação da
UNISINOS. Orientanda de doutorado da Profa. Dra. Eliane Schlemmer.
Mestra em Comunicação, com área de concentração em mídia e cultura,
pela Universidade de Marília – UNIMAR. Bacharel em Comunicação Social
com habilitação em Jornalismo pela Universidade de Marília – UNIMAR.
Contato:
lidirochajornalista@hotmail.com