XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1111
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
•
Centro de Educação Ambiental Ernest Sarle -
Lomba Grande.
•
CEPIC/NTE (Centro de Formação e Núcleo de
Tecnologias Educacionais).
•
Criação Programa Um Computador por Alu-
no / Projeto Mundinho.
•
Escola Integrada no Bairro (Mostra Multicul-
tural com Ações de serviços globais).
•
Olimpíadas Escolares e Jogos Estudantis.
•
Projeto de Recreação nas Férias.
•
Criação e Implantação do Projeto Viva Mais
(Qualidade de Vida e Saúde para Professoras
e Funcionárias das Escolas) em parceria com
Equipe Multidisciplinar do Instituto de Previ-
dência Municipal (IPASEM).
Todas as ações acima citadas contribuíram para a me-
lhoria nos índices de aproveitamento da RME com desta-
que para a articulação entre as diferentes ações envolvendo
toda a comunidade escolar, a efetivação de parcerias com
diferentes segmentos da comunidade em geral, a melhoria
na estrutura física das escolas e o acompanhamento siste-
mático da assessoria pedagógica da SMED às escolas com
atendimento de pais, professores, alunos e equipes dire-
tivas. Destaca-se a articulação da SMED com as redes de
atendimento, Conselho Tutelar e Ministério Público para a
diminuição significativa da evasão escolar.
Pode se afirmar-se afirmar que nesta gestão educa-
cional e durante o período apresentado a relação de im-
bricamento entre educação, Estado e sociedade produziu
resultados positivos de aprendizagem e uma diminuição da
desigualdade em comunidades de territórios com vulnera-
bilidade social.
Os problemas educacionais podem ser mais bem en-
frentados, conduzidos e até em parte resolvidos ou melho-
rados (como no caso do desempenho escolar), pelo trato da
educação na sua integralidade o que supõe a ampliação e
qualificação dos tempos e espaços educativos, a construção