Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1111 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1111 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1111

EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

Centro de Educação Ambiental Ernest Sarle -

Lomba Grande.

CEPIC/NTE (Centro de Formação e Núcleo de

Tecnologias Educacionais).

Criação Programa Um Computador por Alu-

no / Projeto Mundinho.

Escola Integrada no Bairro (Mostra Multicul-

tural com Ações de serviços globais).

Olimpíadas Escolares e Jogos Estudantis.

Projeto de Recreação nas Férias.

Criação e Implantação do Projeto Viva Mais

(Qualidade de Vida e Saúde para Professoras

e Funcionárias das Escolas) em parceria com

Equipe Multidisciplinar do Instituto de Previ-

dência Municipal (IPASEM).

Todas as ações acima citadas contribuíram para a me-

lhoria nos índices de aproveitamento da RME com desta-

que para a articulação entre as diferentes ações envolvendo

toda a comunidade escolar, a efetivação de parcerias com

diferentes segmentos da comunidade em geral, a melhoria

na estrutura física das escolas e o acompanhamento siste-

mático da assessoria pedagógica da SMED às escolas com

atendimento de pais, professores, alunos e equipes dire-

tivas. Destaca-se a articulação da SMED com as redes de

atendimento, Conselho Tutelar e Ministério Público para a

diminuição significativa da evasão escolar.

Pode se afirmar-se afirmar que nesta gestão educa-

cional e durante o período apresentado a relação de im-

bricamento entre educação, Estado e sociedade produziu

resultados positivos de aprendizagem e uma diminuição da

desigualdade em comunidades de territórios com vulnera-

bilidade social.

Os problemas educacionais podem ser mais bem en-

frentados, conduzidos e até em parte resolvidos ou melho-

rados (como no caso do desempenho escolar), pelo trato da

educação na sua integralidade o que supõe a ampliação e

qualificação dos tempos e espaços educativos, a construção