1106
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
ANÁLISE:
As políticas e ações na área da Educação mantiveram
coerência com os compromissos gerais do Programa de Go-
verno da Administração Popular: a) trabalhar mais e melhor;
b) democratizar o governo através da participação dos ci-
dadãos; c) desenvolver políticas garantidoras de direitos e
cidadania; d) fortalecer o Pacto Federativo através de ações
de cooperação entre os entes da Federação.
Frente às transformações da sociedade contemporâ-
nea e da realidade específica de Novo Hamburgo, a SMED
colocou-se o desafio de pensar a educação pública sob a
perspectiva da Escola Cidadã em que, através da participa-
ção e da qualidade social da Educação, todos e cada um(a)
dos(as) estudantes tenham garantido o direito de aprender,
visto que essa é a essência da escola.
Nesse contexto, os objetivos gerais que orientaram o
planejamento e a execução do trabalho da Rede Municipal
de Ensino foram os seguintes:
a) Democratizar a gestão escolar;
b) Democratizar o acesso e a permanência na escola
com efetiva aprendizagem;
c) Democratizar o conhecimento para o sucesso esco-
lar dos alunos;
d) Valorizar e qualificar os profissionais das escolas.
Vale lembrar que Novo Hamburgo, desde a sua funda-
ção há 91 anos, apresentou preocupação com a educação.
Inicialmente com a chegada de imigrantes, na sua maioria,
alemães, evangélicos e católicos que foram criando suas ins-
tituições de ensino e posteriormente com a criação de esco-
las públicas estaduais (década de 50-60) e municipais (déca-
das de 80/90/2010). Cabe destacar que a expansão da rede
educacional, especialmente a municipal de ensino funda-
mental incompleto, aconteceu no momento da expansão e
consolidação do sistema local/regional de produção (
cluster
coureiro-calçadista exportador) nas décadas de 80/90 que
aumentou a população oriunda do interior do RS e de SC.