Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1109 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1109 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1109

EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

Como diz Marilia Amorim citando Bakhtin no contex-

to da pesquisa, eu também diria que no campo da gestão

educacional, a I Conferência Municipal de Educação foi um

lugar dialógico polifônico, pois uma multiplicidade de vozes

foi ouvida nas etapas escolares, regionais e na etapa muni-

cipal geral. Estas muitas vozes ouvidas em todos os bairros

do território municipal ainda ecoam nos textos escritos que

foram amplamente discutidos e deliberados de baixo para

cima nas várias instâncias da Conferência acima elencados.

Na sua estratégia a Escola Cidadã procurou implantar

uma Educação Integral e Integrada. Integral no sentido da

ampliação e qualificação dos tempos e espaços com o intuito

de que o trabalho educacional levasse em consideração to-

das as dimensões do Ser Humano. Integrada no sentido de

uma Escola que se integra ao seu bairro, no território de sua

cidade buscando a participação e a qualidade social para que

todos possam aprender. A ideia era que a cidade progressi-

vamente fosse tornando-se uma cidade educadora. Sem con-

tar o atendimento da Educação Infantil, na Educação Integral

chegou-se ao atendimento de 60% dos estudantes do Ensino

Fundamental (em torno de 12 mil crianças e adolescentes).

Os objetivos gerais do Pacto pela Aprendizagem fo-

ram: 1) diminuir os índices de reprovação através de uma

atenção especial e individualizada aos alunos(as) com difi-

culdades de aprendizagem, a partir de diagnóstico indivi-

dualizado (anamnese pedagógica), para garantir a qualida-

de social do processo de ensino e de aprendizagem para

todos os alunos(as) da Rede Municipal de Ensino; 2) Mobi-

lização coletiva para criar um ambiente de solidariedade e

compromisso de todos com o ensino e a aprendizagem, re-

conhecendo as diferenças nos tempos e ritmos dos alunos,

de maneira a contribuir para a superação das dificuldades

de aprendizagem e o sucesso escolar de todos.

RESULTADOS (A PARTIR DAS AÇÕES)

Ao longo do texto foram apresentados resultados e

nesta parte, descrevo outras ações que contribuíram para o

sucesso escolar: