XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1109
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
Como diz Marilia Amorim citando Bakhtin no contex-
to da pesquisa, eu também diria que no campo da gestão
educacional, a I Conferência Municipal de Educação foi um
lugar dialógico polifônico, pois uma multiplicidade de vozes
foi ouvida nas etapas escolares, regionais e na etapa muni-
cipal geral. Estas muitas vozes ouvidas em todos os bairros
do território municipal ainda ecoam nos textos escritos que
foram amplamente discutidos e deliberados de baixo para
cima nas várias instâncias da Conferência acima elencados.
Na sua estratégia a Escola Cidadã procurou implantar
uma Educação Integral e Integrada. Integral no sentido da
ampliação e qualificação dos tempos e espaços com o intuito
de que o trabalho educacional levasse em consideração to-
das as dimensões do Ser Humano. Integrada no sentido de
uma Escola que se integra ao seu bairro, no território de sua
cidade buscando a participação e a qualidade social para que
todos possam aprender. A ideia era que a cidade progressi-
vamente fosse tornando-se uma cidade educadora. Sem con-
tar o atendimento da Educação Infantil, na Educação Integral
chegou-se ao atendimento de 60% dos estudantes do Ensino
Fundamental (em torno de 12 mil crianças e adolescentes).
Os objetivos gerais do Pacto pela Aprendizagem fo-
ram: 1) diminuir os índices de reprovação através de uma
atenção especial e individualizada aos alunos(as) com difi-
culdades de aprendizagem, a partir de diagnóstico indivi-
dualizado (anamnese pedagógica), para garantir a qualida-
de social do processo de ensino e de aprendizagem para
todos os alunos(as) da Rede Municipal de Ensino; 2) Mobi-
lização coletiva para criar um ambiente de solidariedade e
compromisso de todos com o ensino e a aprendizagem, re-
conhecendo as diferenças nos tempos e ritmos dos alunos,
de maneira a contribuir para a superação das dificuldades
de aprendizagem e o sucesso escolar de todos.
RESULTADOS (A PARTIR DAS AÇÕES)
Ao longo do texto foram apresentados resultados e
nesta parte, descrevo outras ações que contribuíram para o
sucesso escolar: