XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1107
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
A última expansão da Rede Municipal aconteceu re-
centemente durante a gestão da Administração Popular com
a construção de doze novas Escolas de Educação Infantil em
parceria com o PROINFANCIA do MEC e da implantação da
Educação Integral através do PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO
do MEC e das parcerias com Entidades da sociedade civil e
Instituições Comunitárias.
As políticas e ações da gestão da Escola Cidadã foram
planejadas e executadas coletivamente alcançando resulta-
dos educacionais concretos que indicam evolução. Em 2014
Novo Hamburgo foi uma das três cidades brasileiras que
recebeu o Prêmio Destaque em Gestão Educacional de Re-
sultados, promovido pela UNESCO/ MEC/ FNDE/ UNDIME,
contribuindo com as metas do Plano Nacional de Educação
e do Compromisso Todos pela Educação.
A primeira ação coletiva proposta pela SMED à Rede
Municipal de Ensino no primeiro ano de governo foi a Pes-
quisa Sócio-Antropológica pela qual todas as professo-
ras(es), funcionárias(os) e equipes diretivas de todas as es-
colas junto com o prefeito, secretário da educação e equi-
pe visitaram os lares dos alunos e suas famílias. O objetivo
desta grande ação mobilizadora, que depois se implantou
no calendário escolar, foi o de conhecer a realidade do lo-
cal, a situação de vida e as expectativas dos alunos e suas
famílias.
Os dados das pesquisas foram subsídios utilizados
para o planejamento do trabalho didático-pedagógico. Den-
tre os resultados obtidos destacam-se a boa receptividade
das famílias, a melhoria no trabalho na sala de aula, o reco-
nhecimento social do papel do professor na comunidade, as
conversas olho no olho entre pais, professores e alunos e a
melhora da autoestima e da sensibilidade dos professores
bem como dos estudantes e seus familiares.
A partir desta ação que produziu diagnósticos por es-
cola, bairros e regiões a gestão municipal teve uma apro-
priação da situação geral da rede municipal de ensino para
subsidiar o planejamento da gestão.