Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1119 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1119 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1119

EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

DIVIDIR, PARA MANTER A OPRESSÃO: Esta é outra

dimensão fundamental da teoria da ação opresso-

ra, tão velha quanto a opressão mesma. Na medida

em que as minorias, submetendo as maiorias a seu

domínio, as oprimem dividi-las e mantê-las dividi-

das é condição indispensável à continuidade de seu

poder. Não se podem dar ao luxo de consentir na

unificação das massas populares, que significaria,

indiscutivelmente, uma séria ameaça à sua hege-

monia. (FREIRE, 1987, p. 79).

Com isso, “O sistema capitalista alcança no neolibe-

ralismo globalizante o máximo de eficácia de sua malvadez

intrínseca”, afirma Freire (1997, p. 248), constituindo-se um

fenômeno histórico e político a favor de um Estado burguês,

defensor de uma política de mercado a favor de uma educa-

ção meritocrática, precarização, conservadora e utilitarista.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Neste texto discorremos sobre algumas das relações

entre políticas educacionais e seus projetos. Vimos que o

processo de reforma do Estado tem implicações intencio-

nais na agenda educacional. Assim, a educação básica é um

campo de disputas de projetos à luz de referenciais e prá-

ticas antagônicas. Revisitamos alguns livros de Paulo Frei-

re para abordarmos e apresentarmos a sua concepção de

Estado e educação enquanto práxis, contrária a educação

remediada, conservadora e meritocrática.

A globalização do capital está encharcada de ideolo-

gias do mercado e, com isso, se adentra nas políticas educa-

cionais, incorporando os projetos econômicos do mundo do

mercado. Assim, as políticas educacionais neoliberais com

o seu poder econômico buscam estratégias de reinvenção

do capitalismo. Ao contrário disto, a Educação Popular com

perspectiva crítica, busca romper o projeto hegemônico do

sistema societário através de resistência por dentro e por

fora da escola. Para tanto, é preciso conhecer, estudar e

analisar que elaborações teóricas, como se manifestam nos

diferentes contextos políticos educacionais, estando con-