XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
DIVIDIR, PARA MANTER A OPRESSÃO: Esta é outra
dimensão fundamental da teoria da ação opresso-
ra, tão velha quanto a opressão mesma. Na medida
em que as minorias, submetendo as maiorias a seu
domínio, as oprimem dividi-las e mantê-las dividi-
das é condição indispensável à continuidade de seu
poder. Não se podem dar ao luxo de consentir na
unificação das massas populares, que significaria,
indiscutivelmente, uma séria ameaça à sua hege-
monia. (FREIRE, 1987, p. 79).
Com isso, “O sistema capitalista alcança no neolibe-
ralismo globalizante o máximo de eficácia de sua malvadez
intrínseca”, afirma Freire (1997, p. 248), constituindo-se um
fenômeno histórico e político a favor de um Estado burguês,
defensor de uma política de mercado a favor de uma educa-
ção meritocrática, precarização, conservadora e utilitarista.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Neste texto discorremos sobre algumas das relações
entre políticas educacionais e seus projetos. Vimos que o
processo de reforma do Estado tem implicações intencio-
nais na agenda educacional. Assim, a educação básica é um
campo de disputas de projetos à luz de referenciais e prá-
ticas antagônicas. Revisitamos alguns livros de Paulo Frei-
re para abordarmos e apresentarmos a sua concepção de
Estado e educação enquanto práxis, contrária a educação
remediada, conservadora e meritocrática.
A globalização do capital está encharcada de ideolo-
gias do mercado e, com isso, se adentra nas políticas educa-
cionais, incorporando os projetos econômicos do mundo do
mercado. Assim, as políticas educacionais neoliberais com
o seu poder econômico buscam estratégias de reinvenção
do capitalismo. Ao contrário disto, a Educação Popular com
perspectiva crítica, busca romper o projeto hegemônico do
sistema societário através de resistência por dentro e por
fora da escola. Para tanto, é preciso conhecer, estudar e
analisar que elaborações teóricas, como se manifestam nos
diferentes contextos políticos educacionais, estando con-