XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
611
EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO
FORMAÇÃO DOCENTE SOBRE GÊNERO
A PARTIR DO DIÁLOGO: UM REFORÇO
PARA A GESTÃO DAS PRÁTICAS
Vagner Moraes Farias
1
Juliana Brochado da Luz
2
Juliana Brandão Machado
3
INTRODUÇÃO
Discutir as relações de gênero, em âmbito educacional,
tem sido uma prática que vem ocorrendo gradativamente.
Desta forma, ao ingressar no curso de Mestrado Profissional
em Educação da Universidade Federal do Pampa – Campus
Jaguarão, propõe-se a reflexão sobre as relações de gênero
a partir do pensamento das professoras da educação infan-
til, através da pesquisa-ação. Tais professoras fazem parte
de uma rede municipal de educação situada na região me-
tropolitana do Rio Grande do Sul.
A Educação Infantil, primeira etapa da educação bá-
sica, atende aos educandos cuja faixa etária compreende
dos zero aos cinco anos de idade e “tem por finalidade o
desenvolvimento integral” destes sujeitos, em seus aspec-
tos físico, psicológico, intelectual e social” (BRASIL, 1996).
Na intenção de promover o desenvolvimento integral da
criança, os professores acabam enfrentando situações di-
versas. E quando estas fazem relação com os preconceitos,
valorização da diversidade étnica, racial, de gênero, entre
outras é necessário que se adote uma postura coerente, ou
seja, que prime para o bom relacionamento entre todos os
que fazem a escola.
1
Universidade Federal do Pampa, Mestrado Profissional em Educação,
professormfarias@hotmail.com2
Universidade Federal do Pampa, Mestrado Profissional em Educação,
brochadodaluz@gmail.com3
Universidade Federal do Pampa, Mestrado Profissional em Educação,
julianamachado@unipampa.edu.br