614
EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
co. Esta formação está amparada pelo art. 62 da Lei nº 9.394
de 20 de dezembro de 1996 que estabelece as Diretrizes
e Bases da Educação Nacional, e faz menção aos “cursos
superiores em licenciatura plena, admitida, como formação
mínima para o exercício do magistério na educação infantil
[...], oferecida em nível médio, na modalidade normal” (BRA-
SIL, 1996). Lembra-se ainda, que:
Para além da finalidade de conferir uma habilitação
legal ao exercício profissional da docência, do curso
de formação inicial se espera que
forme
o profes-
sor. Ou que colabore para sua
formação
. (PIMENTA,
1999, p. 17, grifo da autora)
Nesse sentido, a formação inicial colabora para a for-
mação docente, mas não dá conta das demandas em sua
totalidade. Entende-se desta forma, uma vez que os aca-
dêmicos em formação parecem não compreender a grande
importância de relacionar as demandas devido a inúmeros
elementos, como por exemplo, a sua construção pessoal de
cultura. Assim, é preciso que os futuros docentes adotem
uma postura de reflexão sobre os acontecimentos referen-
tes às situações do cotidiano escolar.
Quando a referência faz-se aos professores em exer-
cício das atividades docentes, prevê-se certo conhecimen-
to, por terem transitado pela formação inicial. No entanto,
como já mencionado, ela não dá conta das especificidades
tornando a formação continuada necessária. Desse modo, a
formação continuada:
Não fica restrita a uma instituição, à sala de aula,
a um determinado curso, pois os docentes podem
formar-se mediante o seu próprio exercício profis-
sional, partindo da análise de sua própria realida-
de e de confrontos com a universalidade de outras
realidades que também têm fatos do cotidiano, si-
tuações políticas, experiências, concepções, teorias
e outras situações formadoras. (ALVARADO-PRADA,
FREITAS, FREITAS, 2010, p. 370)
Porém, é preciso ter um olhar atento à formação con-
tinuada. Conforme é apontado: