XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
619
EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO
Os sujeitos que participaram do questionário fazem
parte do quadro de professoras titulares da Pré-Escola (3 – 5
anos) da Escola de Educação Infantil Olga Machado Ron-
chetti, denominadas Professor da Educação Básica (PEB I).
Juntamente, foi entregue um termo de consentimento para
as professoras que aderissem participação na pesquisa.
Num universo de seis professoras PEB I em atividade docen-
te, cinco devolveram o questionário respondido.
De uma maneira ampla, a pesquisa é um procedimen-
to que tem por propósito alcançar respostas às demandas.
Assim, “é requerida quando não se dispõe de informação
suficiente para responder ao problema” (GIL, 2002, p. 17).
Por esse motivo, e por termos sujeitos como alvo da pesqui-
sa optou-se por utilizar a pesquisa qualitativa. No entanto,
menciona-se que:
Como os problemas são estudados no ambiente em
que eles ocorrem, naturalmente, sem querer mani-
pulação intencional do pesquisador, este estudo
também é chamado de naturalístico. [...] Da mesma
maneira as pessoas, gestos, as palavras estudadas
devem ser sempre referenciadas ao contexto em
que aparecem (LÜDKE e ANDRÉ, 1986, p. 11-12).
Ao propor o estudo no espaço de atuação, com os
profissionais que lidam diariamente com situações reais,
acaba-se por ir ao encontro do que alegam os autores. No
mesmo sentido em que as situações aparecem, o uso do
método de pesquisa-ação torna-se viável. Assim, entende-
-se como:
Um tipo de pesquisa social com base empírica que
é concebida e realizada em estreita associação com
uma ação ou com a resolução de um problema co-
letivo e no qual os pesquisadores e os participan-
tes representativos as situação ou problema estão
envolvidos de modo cooperativo ou participativo.
(THIOLLENT, 1986, p.14)
Atualmente as tratativas sobre as relações de gênero,
sobretudo na educação infantil, ainda denotam estranha-