XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
615
EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO
Esses programas
(de formação continuada)
têm-se
mostrado pouco eficientes para alterar a prática
docente e, consequentemente, as situações de fra-
casso escolar, por não tomarem a prática docente e
pedagógica escolar nos seus contextos. (PIMENTA,
1999, p 16, grifo nosso)
Assim, trabalhar sobre as relações de gênero na forma-
ção de professores da educação infantil torna-se um ato de-
safiador, por ter um público de crianças e por envolver os vá-
rios contextos em que vivem. Portanto, é nesta etapa que se
cria um cenário colaborativo por proporcionar de fato, uma
visão diferenciada a cerca das relações no contexto social.
A formação docente seja inicial ou continuada e os
acontecimentos diários passam a serem instrumentos sig-
nificativos, pois prepararão os professores para refletirem e
trabalharem as relações de gênero permitindo não só que
a escola sofra uma modificação, mas também a comunida-
de que a cerca. Assim sendo, será possível construir “novas
formas de sociabilidade e de subjetividade comprometidas
com a ludicidade, de gênero”, dentre outras que fazem par-
te da função sociopolítica e pedagógica da educação infantil
(BRASIL, 2010, p. 17).
O desenvolvimento de atividades educativas acaba
por proporcionar a reprodução de muitos comportamentos,
contribuindo para as posições das quais meninas e meninos
devem assumir socialmente. Então:
É possível afirmar que o modo como as práticas
educativas apresentam as brincadeiras e os brin-
quedos, na Educação Infantil, pode estar contri-
buindo para a construção de um modelo único de
feminilidade e masculinidade. (FINCO, 2008, p. 268)
Se um docente não tem um olhar atento acaba por
“travar” o direito de escolha que a criança possui, dado esse
preconceito historicamente construído pela sociedade. Assim:
É fundamental, portanto, um trabalho de formação
sobre as questões das
relações de gênero
, da de-
sigualdade social e da necessidade de seguir uma