XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
617
EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO
cacionais, com ênfase na promoção da cidadania e na er-
radicação de todas as formas de discriminação
.
” (BRASIL,
2014) Este documento aprovado não menciona explicita-
mente, mas delega aos Estados e municípios a decisão de
incluí-las ou não em seus planos.
Por não garantirem a materialidade, cabe aos profis-
sionais da educação, dentre outros a proposição para tratar
da temática em âmbito educacional, sobretudo na primeira
etapa da educação básica – a educação infantil.
No campo da Educação Infantil, as Diretrizes Cur-
riculares Nacionais para a Educação Infantil – DCNEIs são
consideradas documento orientador bastante relevante.
Explorando a abordagem sobre a atuação docente, nesse
documento, apontam que as práticas pedagógicas devem
ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira e
garantir experiências que, entre outras:
Possibilitem vivências éticas e estéticas, com outras
crianças e grupos culturais, que alarguem se00us pa-
drões de referência e de identidades no diálogo e
conhecimento da diversidade. (BRASIL, 2010, p. 25)
Diante disso, as Diretrizes Curriculares Nacionais para
a Educação Infantil não apenas possibilitam, mas também
recomendam o trabalho pedagógico sobre gênero, adap-
tando a faixa etária em que trabalha.
A escola é um território permeado por inúmeros su-
jeitos que carregam consigo suas particularidades. Estas
particularidades acabam por entrar em confronto, uma vez
que acontecem constantes interações. Toda essa estrutura
educacional influencia no modo como os sujeitos devem ser
constituídos. Assim:
A escola é uma instituição intencionalmente orga-
nizada para propiciar aos alunos condições para
enfrentar os desafios da vida no mundo em cons-
tante evolução com qualidade. (LÜCK, 2010, p. 43)
Ainda possuímos escolas novas diante de um dis-
curso, mas que mantém uma lógica de prática antiga. São