XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
623
EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO
que posso saber melhor o que já sei e conhecer o
que ainda não sei. Minha segurança se alicerça no
saber confirmado pela própria existência de que, se
minha inconclusão, de que sou consciente, atesta,
de um lado, minha ignorância, me abre, de outro, o
caminho para conhecer. (FREIRE, 1996, p 86)
Portanto, ao desenvolver com êxito as ações progra-
madas, espera-se em um olhar diferenciado sobre as rela-
ções de gênero por parte das docentes e também por parte
de quem propõe a pesquisa.
REFERÊNCIAS
ALVARADO PRADA. Luis Eduardo, FREITAS, Thais Campos.
FREITAS, Cinara Aline.
Formação continuada de pro-
fessores:
alguns conceitos, interesses necessidades e
propostas. Ver. Diálogo Educ, v. 10, n.30 p. 367 – 387.
Curitiba. Mar/ago 2010. Disponível em:
https://perio dicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/ viewFile/ 2464/2368Acesso em mar. 2017.
BRASIL.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educa-
ção Infantil.
Brasília: DF, 2010.
______
Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996
. Estabe-
lece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Dis-
ponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/ L9394.htmAcesso em mar 2017.
____.
Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014
. Aprova o Plano
Nacional da Educação – PNE e dá outras providências.
Brasília:DF. 2014. Disponível em:
<http://www.planal to.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm> Acesso em: jan. 2017.
DIAS, Afrancio Ferreira. Introduzindo a perspectiva de gê-
nero na formação docente para uma educação não
discriminatória.
18º REDOR
– Universidade Federal
Rural de Pernambuco; Recife, PE, 2014. p. 1873 – 1887.
Disponível em:
<http://wwww.ufpb.br/evento/iti/ocs/ index.php/18redor/paper/viewfile/765/760>. Acesso
em: 22 jan. 2017.