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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO

la. Para isso, a pesquisa-ação vai além da participação. “É

preciso que sejam produzidos e adquiridos conhecimentos”,

a fim de possibilitar significativamente para uma discussão

sobre as questões abordadas (THIOLLENT, 1986, p. 22). Por

muitos adversos, à pesquisa-ação não apresentaria lógica

tão pouco estrutura de raciocínio. Porém, não há como pes-

quisar, levantar hipóteses, fazer inferências, comprovar, ava-

liar, abrir-se ao conhecimento.

Desta forma, estruturaram-se encontros de formação

continuada, através de grupos focais, uma vez que:

“é um grupo de discussão informal e de tamanho

reduzido, com o propósito de obter informações de

caráter qualitativo em profundidade. É uma técnica

rápida e de baixo custo para avaliação e obtenção

de dados e informações qualitativas, fornecendo

aos gerentes de projetos ou instituições uma gran-

de riqueza de informações qualitativas sobre o de-

sempenho de atividades desenvolvidas, prestação

de serviços, novos produtos ou outras questões.”

(GOMES e BARBOSA, 1999, p.01)

Nessa direção, os encontros trarão assuntos origina-

dos pelas demandas das professoras.

ANÁLISE

O intento neste momento é de apresentar alguns da-

dos qualitativos, antes mesmo de uma análise devido o an-

damento da pesquisa. Das seis professoras que receberam

o questionário, cinco devolveram. Todas as professoras são

formadas em pedagogia, com experiência datando entre

sete meses a 10 anos.

Quando perguntadas sobre a necessidade de traba-

lhar sobre as relações de gênero em uma formação pedagó-

gica, as professoras em sua totalidade acreditam que sim, o

que por si só gera o estudo.

E ao verificar os assuntos a serem tratados, obteve-se

o seguinte: