XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO
la. Para isso, a pesquisa-ação vai além da participação. “É
preciso que sejam produzidos e adquiridos conhecimentos”,
a fim de possibilitar significativamente para uma discussão
sobre as questões abordadas (THIOLLENT, 1986, p. 22). Por
muitos adversos, à pesquisa-ação não apresentaria lógica
tão pouco estrutura de raciocínio. Porém, não há como pes-
quisar, levantar hipóteses, fazer inferências, comprovar, ava-
liar, abrir-se ao conhecimento.
Desta forma, estruturaram-se encontros de formação
continuada, através de grupos focais, uma vez que:
“é um grupo de discussão informal e de tamanho
reduzido, com o propósito de obter informações de
caráter qualitativo em profundidade. É uma técnica
rápida e de baixo custo para avaliação e obtenção
de dados e informações qualitativas, fornecendo
aos gerentes de projetos ou instituições uma gran-
de riqueza de informações qualitativas sobre o de-
sempenho de atividades desenvolvidas, prestação
de serviços, novos produtos ou outras questões.”
(GOMES e BARBOSA, 1999, p.01)
Nessa direção, os encontros trarão assuntos origina-
dos pelas demandas das professoras.
ANÁLISE
O intento neste momento é de apresentar alguns da-
dos qualitativos, antes mesmo de uma análise devido o an-
damento da pesquisa. Das seis professoras que receberam
o questionário, cinco devolveram. Todas as professoras são
formadas em pedagogia, com experiência datando entre
sete meses a 10 anos.
Quando perguntadas sobre a necessidade de traba-
lhar sobre as relações de gênero em uma formação pedagó-
gica, as professoras em sua totalidade acreditam que sim, o
que por si só gera o estudo.
E ao verificar os assuntos a serem tratados, obteve-se
o seguinte: