624
EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
FINCO, Daniela.
Socialização de gênero na educação in-
fantil.
Ciências e Letras. Porto Alegre. n. 43, p. 261-
274, jan./jun. 2008. Disponível em:
<www.fapa.com.br/ cienciaseletras>Acesso em: jan. 2017.
FREIRE, Paulo.
Educação como prática para liberdade.
Rio
de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
_______, Paulo.
Pedagogia da autonomia:
saberes necessá-
rios à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GADOTTI, Moacir.
A escola e o professor:
Paulo Freire e a
paixão de ensinar. 1. ed. São Paulo: Publisher Brasil,
2007.
GOMES, Maria E; BARBOSA, Eduardo F.
As técnicas de gru-
pos focais para obtenção de dados qualitativos.
Dis-
ponível em:
http://www.tecnologiadeprojetos.com.br/ banco_objetos/%7B9FEA090E-98E9-49D2-A638-6D 3922787D19%7D_Tecnica%20de%20Grupos%20Fo cais%20pdf.pdfAcesso em: jan. 2018.
HALL, Stuart.
A identidade cultural da pós-modernidade.
10ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
LOURO, Guacira Lopes.
Gênero, sexualidade e educação.
Uma perspectiva pós-estruturalista.
Vozes: Petrópo-
lis, RJ, 1997.
LÜCK, Heloísa.
Gestão da cultura e do clima organizacio-
nal da escola.
Petrópolis: RJ, Vozes, 2010.
MARCELO, Carlos.
A identidade docente: constantes e de-
safios.
Revista Brasileira de pesquisa sobre formação
de professores. Belo Horizonte, v.1, n. 01, ago/dez,
2009. Disponível em:
<http://formacaodocente.auten ticaeditora.com.br/artigo/exibir/1/3/1>. Acesso em:
jan 2017.
PIMENTA, S. G.
Saberes pedagógicos e atividade docente.
São Paulo: Cortez, 1999.
THIOLLENT, Michel.
Metodologia da pesquisa-ação.
São
Paulo: Cortez, 1986.