622
EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
Conceito de gênero e identidade com resgate histórico, socialização na
família e na escola, sugestões de filmes e livros sobre a temática e buscar
discutir sobre a realidade de celebridades do passado e da atualidade
(refletindo sobre como é a aceitação destas pessoas na sociedade).
Desmistificar os brinquedos, brincadeiras e expressões já pré- estabeleci-
das como características de um só gênero.
Estereótipos que reforçam o que é ser mulher e o que é ser homem
respeito a individualidade e as preferências de cada criança. Sociedade
machista como desconstruir esse conceito?
Como trabalhar com as crianças e com os pais?
Como ocorre a construção de gênero na criança?
Porque e quando as meninas são menos valorizadas que os meninos?
Como desconstruir a questão: isto é coisa de menino ou isto é coisa de
menina?
Assim, deseja-se alcançar o almejado pelas professoras.
RESULTADOS ESPERADOS
Vivemos no século XXI e algumas temáticas não estão
sendo contempladas na educação. A educação nacional tem
como finalidade o desenvolvimento dos sujeitos, preparan-
do-os para viverem em sociedade. E nesse sentido, investir
em formação docente seja ela inicial ou continuada deve ser
uma prática genuína.
Quando o tocante refere-se aos estudos do gênero
na educação infantil, há a necessidade de um olhar diferen-
ciado por aqueles que fazem esta etapa da educação. Pen-
sando nestas palavras, a pesquisa nasce de uma inquietação
da infância e emerge na fase adulta, por meio da academia.
É através da pesquisa-ação, que se busco desen-
volver uma série de encontros com a finalidade de pro-
mover a reflexão sobre as relações de gênero com as
professoras da educação infantil. O público alvo serão
as docentes da educação infantil, devido à atuação de
trabalho do pesquisador.
Isso porque, conforme é dialogado:
Minha segurança se funda na convicção de que sei
algo e de que ignoro algo que se junta a certeza de