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EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

Conceito de gênero e identidade com resgate histórico, socialização na

família e na escola, sugestões de filmes e livros sobre a temática e buscar

discutir sobre a realidade de celebridades do passado e da atualidade

(refletindo sobre como é a aceitação destas pessoas na sociedade).

Desmistificar os brinquedos, brincadeiras e expressões já pré- estabeleci-

das como características de um só gênero.

Estereótipos que reforçam o que é ser mulher e o que é ser homem

respeito a individualidade e as preferências de cada criança. Sociedade

machista como desconstruir esse conceito?

Como trabalhar com as crianças e com os pais?

Como ocorre a construção de gênero na criança?

Porque e quando as meninas são menos valorizadas que os meninos?

Como desconstruir a questão: isto é coisa de menino ou isto é coisa de

menina?

Assim, deseja-se alcançar o almejado pelas professoras.

RESULTADOS ESPERADOS

Vivemos no século XXI e algumas temáticas não estão

sendo contempladas na educação. A educação nacional tem

como finalidade o desenvolvimento dos sujeitos, preparan-

do-os para viverem em sociedade. E nesse sentido, investir

em formação docente seja ela inicial ou continuada deve ser

uma prática genuína.

Quando o tocante refere-se aos estudos do gênero

na educação infantil, há a necessidade de um olhar diferen-

ciado por aqueles que fazem esta etapa da educação. Pen-

sando nestas palavras, a pesquisa nasce de uma inquietação

da infância e emerge na fase adulta, por meio da academia.

É através da pesquisa-ação, que se busco desen-

volver uma série de encontros com a finalidade de pro-

mover a reflexão sobre as relações de gênero com as

professoras da educação infantil. O público alvo serão

as docentes da educação infantil, devido à atuação de

trabalho do pesquisador.

Isso porque, conforme é dialogado:

Minha segurança se funda na convicção de que sei

algo e de que ignoro algo que se junta a certeza de