618
EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
exemplos: tradicionais filas separadas por gênero, distan-
ciamento para tratar de assuntos que envolvem os modos
de estar em sociedade.
Com isso intenciona-se dizer que, “o comportamento
humano contribui para a urdidura do tecido climático e cul-
tural da escola”, pois se as cabíveis abordagens não são fei-
tas, elas não serão incorporadas no cotidiano escolar. (LÜCK,
2010, p. 45) Por consequência, serão percebíveis os gestos,
tons de voz e inclusive expressões fisionômicas de reprova-
ção quando justificados tais argumentos.
De certa forma, a pesquisa a ser desenvolvida com/
para os professores, contribuirá para um olhar diferenciado
na intenção de propiciar coerência às práticas docentes.
METODOLOGIA
No intento de uma “investigação preliminar” que ser-
virá de suporte para a análise e para o desenvolvimento da
pesquisa-ação (MARCONI e LAKATOS, 2003) foi entregue
um questionário para as professoras.
Segundo GIL (2002), “por questionário entende-se
um conjunto de questões que são respondidas pelo pes-
quisado”. Ainda, “o questionário constitui o meio mais rá-
pido e barato de obtenção de informações” (Idem, 2002),
garantindo também o anonimato do pesquisado. Assim,
almejei que as professoras opinassem sobre a relevância
da formação sobre a temática e conceituassem gênero, a
partir de suas vivências. Por outro lado, foi preciso atentar
para que a “devolução não fosse tardia”, e que as “per-
guntas não viessem sem respostas” (MARCONI e LAKATOS,
2003).
Contribuindo para esse contato inicial:
Os pesquisadores tentam identificar as expectati-
vas, os problemas da situação, as características da
população e outros aspectos que fazem parte do
que é tradicionalmente chamado de “diagnóstico”.
(THIOLLENT, 1986, p. 48)