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EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

exemplos: tradicionais filas separadas por gênero, distan-

ciamento para tratar de assuntos que envolvem os modos

de estar em sociedade.

Com isso intenciona-se dizer que, “o comportamento

humano contribui para a urdidura do tecido climático e cul-

tural da escola”, pois se as cabíveis abordagens não são fei-

tas, elas não serão incorporadas no cotidiano escolar. (LÜCK,

2010, p. 45) Por consequência, serão percebíveis os gestos,

tons de voz e inclusive expressões fisionômicas de reprova-

ção quando justificados tais argumentos.

De certa forma, a pesquisa a ser desenvolvida com/

para os professores, contribuirá para um olhar diferenciado

na intenção de propiciar coerência às práticas docentes.

METODOLOGIA

No intento de uma “investigação preliminar” que ser-

virá de suporte para a análise e para o desenvolvimento da

pesquisa-ação (MARCONI e LAKATOS, 2003) foi entregue

um questionário para as professoras.

Segundo GIL (2002), “por questionário entende-se

um conjunto de questões que são respondidas pelo pes-

quisado”. Ainda, “o questionário constitui o meio mais rá-

pido e barato de obtenção de informações” (Idem, 2002),

garantindo também o anonimato do pesquisado. Assim,

almejei que as professoras opinassem sobre a relevância

da formação sobre a temática e conceituassem gênero, a

partir de suas vivências. Por outro lado, foi preciso atentar

para que a “devolução não fosse tardia”, e que as “per-

guntas não viessem sem respostas” (MARCONI e LAKATOS,

2003).

Contribuindo para esse contato inicial:

Os pesquisadores tentam identificar as expectati-

vas, os problemas da situação, as características da

população e outros aspectos que fazem parte do

que é tradicionalmente chamado de “diagnóstico”.

(THIOLLENT, 1986, p. 48)