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EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

pedagogia dentro de um compromisso pela condi-

ção feminina. Conscientizar cursistas, graduandos/

as, professores/as a terem com as crianças atitudes

que não passem modelos sexistas, destinando aos

alunos e alunas as mesmas atividades ou cuidando

para não reforçar por palavras ou ações modelos

machistas. (DIAS, 2014, p.1874, grifo nosso)

É importante frisar que tais posturas adotadas, con-

sideradas modelos machistas, acontecem devido aos pro-

fissionais terem percorrido por uma sociedade repressora.

Contudo, estes mesmos profissionais travam uma luta diária

para a modificação social.

Quando a referência faz sobre o desenvolvimento

docente, independente do contexto social ou cultural, “al-

gumas características tornam-se inerentes ao processo de

identidade na docência” (MARCELO, 2009, p. 109), uma vez

que, quanto mais qualificada for a formação destes profis-

sionais, maior será a possibilidade de alargar a difusão dos

conhecimentos, oferecendo aos alunos oportunidades que

atenderão as demandas sociais.

No entanto, ao mesmo modo em que “a identidade é

algo que se forma ao longo do tempo por meio de proces-

sos inconscientes” (HALL, 2005, p.38), a identidade profissio-

nal vai tomando forma a partir das experiências vivenciadas

e as reflexões obtidas mediante estas, dentre outras. Assim,

quanto maiores forem as vivências sobre as relações de gê-

nero, por exemplo, maiores serão as possibilidades de resol-

ver os conflitos decorrentes da diferenciação dos sujeitos.

ALGUMAS BASES LEGAIS

Ao pesquisar algumas legislações de modo a garantir

uma formação continuada sobre as relações de gênero na

educação, sobretudo a infantil, não é possível perceber um

direcionamento específico.

Com a aprovação da

Lei Nº 13.005, de 25 de junho

de 2014 -

Plano Nacional da Educação (PNE) consta como

uma das diretrizes: “III - superação das desigualdades edu-