620
EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
mento. Esse estranhamento sugere uma formação inovado-
ra, diferenciada (possível de ser realizada mediante a meto-
dologia da pesquisa-ação). Corroborando também:
Uma das características deste tipo de pesquisa é
que através dela se procura intervir na prática de
modo inovador já no decorrer do próprio proces-
so de pesquisa e não apenas como possível con-
seqüência de uma recomendação na etapa final do
projeto. (ENGEL 2000, p. 182)
Ao adotá-la fica claro o propósito de proporcionar
que os professores reflitam sobre os acontecimentos diários
referentes às relações de gênero, sejam eles nos momen-
tos pedagógicos (escolha de cores para realizar atividades,
ou escolha de brinquedos para interagir com os demais) ou
em momentos mais atrelados ao cuidar (uso de toalhas com
imagens de personagens infantis, ou respeito ao colega do
mesmo gênero ou oposto) possibilitando tomadas de deci-
sões que beneficiarão os alunos. Da mesma forma, viabili-
zará que os docentes se desenvolvam profissionalmente, ao
serem aprofundados os assuntos.
Existem alguns aspectos caracterizando a pesquisa-a-
ção como uma estratégia metodológica de pesquisa social:
a) há uma ampla e explícita interação entre pesqui-
sadores e pessoas implicadas na situação investi-
gada; b) desta interação resulta a ordem de prio-
ridade dos problemas a serem pesquisados e das
soluções a serem encaminhadas sob forma de ação
concreta; c) o objeto de investigação não é cons-
tituído pelas pessoas e sim pela situação social e
pelos problemas de diferentes naturezas encontra-
dos nesta situação; d) o objetivo da pesquisa-ação
consiste em resolver ou, pelo menos, em esclarecer
os problemas da situação observada; (THIOLLENT,
1986, p. 16)
O modo de formato da pesquisa-ação será dado con-
forme o cenário apresentado. Por esse motivo, é realizada
dentro do espaço onde a problemática acontece – a esco-