XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO
REFERENCIAL TEÓRICO
Inicia-se o referencial teórico discorrendo a respeito
da profissão docente e os desafios que homens e mulheres
enfrentam, sobretudo pela existência forte da divisão sexual.
Logo, busca-se colocar a formação inicial e continuada como
uma ferramenta de abertura para os entraves existentes. Por
fim, perpassa-se por algumas legislações que sugerem o es-
tudo sobre o gênero nas instituições de ensino.
PROFISSÃO DOCENTE X DESAFIOS
Ao discutir as relações de gênero é preciso alertar para
a profissão docente, que é carregada de questionamentos
e significados, sobretudo a cerca de quais sujeitos desem-
penham com êxito tal ofício. À vista disso, “as professoras
foram vistas, ao longo dos tempos, como solteironas, tias,
como gentis normalistas, habilidosas alfabetizadoras, mo-
delos de virtude” (LOURO, 1997, p. 99). Aos homens a re-
presentação de um sujeito ora “bondosos orientadores”,
ora “severos educadores, sábios mestres, exemplos de cida-
dãos” (LOURO, 1997, p. 99).
A autora revela a diferença entre mulheres e homens
quanto ao exercício da docência. E essa diferença é um dos
entraves a serem confrontados por falta de políticas que
fortaleceriam a profissão. Independente do sexo a que per-
tence, “assumir-se como um ser social e histórico, como ser
pensante, comunicante, transformador, criador, realizador
de sonhos” é um ato acertado. (FREIRE, 1996, p. 26)
Tendo em vista essa reflexão, de que forma essa dis-
cussão pode contribuir para o estabelecimento das relações
entre os sujeitos? A partir daqui, a intenção não é trazer res-
postas, mas repensar os mecanismos dispostos para uma
aproximação como tema.
FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA
Primeiramente é importante mencionar a formação
inicial como ponte para a construção do trabalho pedagógi-