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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO

REFERENCIAL TEÓRICO

Inicia-se o referencial teórico discorrendo a respeito

da profissão docente e os desafios que homens e mulheres

enfrentam, sobretudo pela existência forte da divisão sexual.

Logo, busca-se colocar a formação inicial e continuada como

uma ferramenta de abertura para os entraves existentes. Por

fim, perpassa-se por algumas legislações que sugerem o es-

tudo sobre o gênero nas instituições de ensino.

PROFISSÃO DOCENTE X DESAFIOS

Ao discutir as relações de gênero é preciso alertar para

a profissão docente, que é carregada de questionamentos

e significados, sobretudo a cerca de quais sujeitos desem-

penham com êxito tal ofício. À vista disso, “as professoras

foram vistas, ao longo dos tempos, como solteironas, tias,

como gentis normalistas, habilidosas alfabetizadoras, mo-

delos de virtude” (LOURO, 1997, p. 99). Aos homens a re-

presentação de um sujeito ora “bondosos orientadores”,

ora “severos educadores, sábios mestres, exemplos de cida-

dãos” (LOURO, 1997, p. 99).

A autora revela a diferença entre mulheres e homens

quanto ao exercício da docência. E essa diferença é um dos

entraves a serem confrontados por falta de políticas que

fortaleceriam a profissão. Independente do sexo a que per-

tence, “assumir-se como um ser social e histórico, como ser

pensante, comunicante, transformador, criador, realizador

de sonhos” é um ato acertado. (FREIRE, 1996, p. 26)

Tendo em vista essa reflexão, de que forma essa dis-

cussão pode contribuir para o estabelecimento das relações

entre os sujeitos? A partir daqui, a intenção não é trazer res-

postas, mas repensar os mecanismos dispostos para uma

aproximação como tema.

FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA

Primeiramente é importante mencionar a formação

inicial como ponte para a construção do trabalho pedagógi-