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EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

social que a conjuntura atual do ambiente que compartilha-

mos nos propõe. O curso que lhes vou apresentar busca a

reflexão sobre o fazer pedagógico aliada à troca de expe-

riências oferecidas pelos cursistas e, finalmente, a abertura

de campo à participação de representantes de movimentos

sociais que possibilitam que o curso atinja a discussão an-

tropológica do ambiente escolar.

Quando abordo a questão conceitual da antropologia

sob o viés do ambiente escolar sinalizo para a importância

de o profissional da educação conhecer o contexto ambien-

tal em que o seu educando está inserido, já que, ao ignorar

esse fato, seu fazer pedagógico estará fadado ao fracasso. A

importância do conhecimento do educando e do ambiente

escolar é imensurável para a construção desde o plano de

aula ao projeto político pedagógico da escola. O professor

estar capacitado para reconhecer isso -porque não é tão ób-

vio quanto parece- e para trabalhar a partir do contexto e

não a partir do seu conteúdo é de suma necessidade.

O curso Desafios na Formação da EJA: Horizontes

para Diversidade e Inclusão Social está em pleno desen-

volvimento de sua terceira edição, com financiamento do

MEC, através da extinta Secretaria de Educação Continuada,

Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI. Nos anos

de oferta anteriores, por iniciativa do grupo de estudos do

Prof. Vilmar Alves Pereira, o curso foi pensado e levado até

à comunidade, porém, nesse momento, voltado somente

aos professores. Visando trabalhar a formação continuada

de destes, o curso foi oferecido a profissionais de diferentes

municípios com polos de ensino à distância da FURG.

Na terceira edição do curso, no ano de 2017, pensamos

para além dos professores, decidimos abranger representan-

tes de movimentos sociais -e ao final, aceitamos, inclusive,

inscrições de graduandos interessados na temática do curso.

Num espaço abrangente e plural, construímos -e continua-

mos construindo- diferentes e significativas reflexões sobre

o fazer pedagógico e sobre a importância do envolvimento

com o ambiente escolar enquanto contexto ambiental e so-