606
EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
social que a conjuntura atual do ambiente que compartilha-
mos nos propõe. O curso que lhes vou apresentar busca a
reflexão sobre o fazer pedagógico aliada à troca de expe-
riências oferecidas pelos cursistas e, finalmente, a abertura
de campo à participação de representantes de movimentos
sociais que possibilitam que o curso atinja a discussão an-
tropológica do ambiente escolar.
Quando abordo a questão conceitual da antropologia
sob o viés do ambiente escolar sinalizo para a importância
de o profissional da educação conhecer o contexto ambien-
tal em que o seu educando está inserido, já que, ao ignorar
esse fato, seu fazer pedagógico estará fadado ao fracasso. A
importância do conhecimento do educando e do ambiente
escolar é imensurável para a construção desde o plano de
aula ao projeto político pedagógico da escola. O professor
estar capacitado para reconhecer isso -porque não é tão ób-
vio quanto parece- e para trabalhar a partir do contexto e
não a partir do seu conteúdo é de suma necessidade.
O curso Desafios na Formação da EJA: Horizontes
para Diversidade e Inclusão Social está em pleno desen-
volvimento de sua terceira edição, com financiamento do
MEC, através da extinta Secretaria de Educação Continuada,
Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI. Nos anos
de oferta anteriores, por iniciativa do grupo de estudos do
Prof. Vilmar Alves Pereira, o curso foi pensado e levado até
à comunidade, porém, nesse momento, voltado somente
aos professores. Visando trabalhar a formação continuada
de destes, o curso foi oferecido a profissionais de diferentes
municípios com polos de ensino à distância da FURG.
Na terceira edição do curso, no ano de 2017, pensamos
para além dos professores, decidimos abranger representan-
tes de movimentos sociais -e ao final, aceitamos, inclusive,
inscrições de graduandos interessados na temática do curso.
Num espaço abrangente e plural, construímos -e continua-
mos construindo- diferentes e significativas reflexões sobre
o fazer pedagógico e sobre a importância do envolvimento
com o ambiente escolar enquanto contexto ambiental e so-