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EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

guir em um projeto de luta pelo ingresso na universidade,

por uma expectativa maior pelo mundo trabalho, pelo de-

senvolvimento de projetos de resistência na cidade que são

diretamente ligados a possibilidade do Ser Mais.

Em um processo dialético, isso se potencializará! Com

base no compartilhamento e no diálogo entre as experiên-

cias, as contribuições serão imensas. Os sujeitos desta pes-

quisa que entenderam que a suas vidas eram uma possibili-

dade de transformação de si mesmos e do coletivo, também

entenderam que não devia nada para ninguém, e com isso,

construíram e constroem a emancipação de modo diferente.

Percebo isso, desde a sociabilização que o Paidéia proporcio-

nou entre sujeitos diferentes, na tentativa de ensinar que era

imprescindível as suas concepções de mundo em uma visão

político-pedagógica de transformação, em atividades que

proporcionavam os debates e reflexões temáticos, na busca

pela leitura de mundo/realidade e uma contextualização com

os conteúdos do Enem e nos espaços em que a horizontali-

dade se legitimava com a participação e opinião dos sujeitos.

As atividades no Paidéia, olhando pela potencialização

do Ser Mais, sempre consideravam que o mundo em que

vivemos é o da lógica capitalista e, portanto, é uma lógica

de morte e de violência para todo o planeta. De igual modo,

mesmo vivendo em um contexto de “coisificação” e de ser

menos, sempre era necessário apresentarmos de forma coe-

rente a necessidade da Humanização, do Ser Mais, que em

Freire nos diz e nos informa sim de nossas dificuldades e

limitações, mas nos alerta, que se existe uma vocação hu-

mana ela é a do processo de construção de uma perspectiva

de rompimento com nossas dificuldades. De outro modo,

rejeitar o fim da história, o determinismo, e pensar e traba-

lhar por um mundo que não seja a-histórico, mas o da luta

e o da possibilidade.

REFERÊNCIAS

ARROYO, Miguel.

Outros Sujeitos, Outras Pedagogias

. São

Paulo: Editora Cortez, 2015.