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EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
guir em um projeto de luta pelo ingresso na universidade,
por uma expectativa maior pelo mundo trabalho, pelo de-
senvolvimento de projetos de resistência na cidade que são
diretamente ligados a possibilidade do Ser Mais.
Em um processo dialético, isso se potencializará! Com
base no compartilhamento e no diálogo entre as experiên-
cias, as contribuições serão imensas. Os sujeitos desta pes-
quisa que entenderam que a suas vidas eram uma possibili-
dade de transformação de si mesmos e do coletivo, também
entenderam que não devia nada para ninguém, e com isso,
construíram e constroem a emancipação de modo diferente.
Percebo isso, desde a sociabilização que o Paidéia proporcio-
nou entre sujeitos diferentes, na tentativa de ensinar que era
imprescindível as suas concepções de mundo em uma visão
político-pedagógica de transformação, em atividades que
proporcionavam os debates e reflexões temáticos, na busca
pela leitura de mundo/realidade e uma contextualização com
os conteúdos do Enem e nos espaços em que a horizontali-
dade se legitimava com a participação e opinião dos sujeitos.
As atividades no Paidéia, olhando pela potencialização
do Ser Mais, sempre consideravam que o mundo em que
vivemos é o da lógica capitalista e, portanto, é uma lógica
de morte e de violência para todo o planeta. De igual modo,
mesmo vivendo em um contexto de “coisificação” e de ser
menos, sempre era necessário apresentarmos de forma coe-
rente a necessidade da Humanização, do Ser Mais, que em
Freire nos diz e nos informa sim de nossas dificuldades e
limitações, mas nos alerta, que se existe uma vocação hu-
mana ela é a do processo de construção de uma perspectiva
de rompimento com nossas dificuldades. De outro modo,
rejeitar o fim da história, o determinismo, e pensar e traba-
lhar por um mundo que não seja a-histórico, mas o da luta
e o da possibilidade.
REFERÊNCIAS
ARROYO, Miguel.
Outros Sujeitos, Outras Pedagogias
. São
Paulo: Editora Cortez, 2015.