XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO
cial. Na modalidade semipresencial, combinamos atividades
de discussão presencial mensalmente e discussões virtuais
no ambiente Moodle FURG. Através de textos indicados para
leitura que versam sobre educação, identidade, temas gera-
dores e avaliação, construímos nosso trabalho que será fina-
lizado com seminários nos polos de abrangência para com-
partilhamento de portfólios criados pelos cursistas e também
pelos professores formadores e tutores.
A equipe formativa do curso é composta de profes-
sores formadores e tutores estudiosos do campo da edu-
cação, especificamente da EJA, que se reconhecem, muitas
vezes, nesse processo de formação. Significando e ressigni-
ficando nossa prática durante cada encontro presencial ou
a toda leitura de posicionamentos no espaço dos fóruns de
discussão no ambiente Moodle FURG. A formação, como já
mencionado, acontece de maneira bilateral: os cursistas e
os professores/tutores compartilham seus saberes, criando,
juntos um novo. Sendo a ressignificação uma das grandes
heranças das pedagogias de Freire (1987: p.68): “Não há sa-
ber mais ou saber menos: Há saberes diferentes”. E, fazen-
do um adendo ao que o pedagogo escreveu, penso que ao
reconhecermos a diversidade de saberes e conhecimentos
individuais podemos criar novos e, a partir deles, continuar
o processo de significação.
A literatura de Paulo Freire orienta os estudos do grupo
que movimenta o curso de aperfeiçoamento Desafios na For-
mação da EJA: Horizontes para Diversidade e Inclusão Social,
já que é, do nosso ponto de vista, impossível se posicionar
sobre a situação contemporânea da educação e abrir mão
da relevante produção de Paulo Freire como pedagogo e fi-
lósofo. Pereira (2013: p. 2) discute que “nesse sentido, Frei-
re contribui para o debate contemporâneo ao considerar a
educação como prática da liberdade, que tem como subs-
trato a conscientização que constitui elemento imprescin-
dível à intervenção do homem no mundo, como expressão
de cidadania”. Neste artigo e em muitos outros se percebe
a capacidade de difusão que sua obra e trabalho obtiveram