XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
599
EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO
si a abertura e a rigidez necessária para que o diálogo seja
profícuo no viés de conseguir as informações necessárias.
Podemos entender por entrevista semiestruturada,
em geral, aquela que parte de certos questiona-
mentos básicos, apoiados em teorias e hipóteses,
que interessam à pesquisa, e que, em seguida, ofe-
recem amplo campo de interrogativas, fruto de no-
vas hipóteses que vão surgindo à medida que se re-
cebem as respostas do informante. Desta maneira,
o informante, seguindo espontaneamente a linha
de seu pensamento e de suas experiências dentro
do foco principal colocado pelo investigador, co-
meça a participar na elaboração do conteúdo da
pesquisa. (TRIVIÑOS, 1987, p.146).
O professor, autor e pesquisador Augusto Triviños,
que é uma das referências metodológicas desta pesquisa,
reforça o pensamento que a entrevista semiestruturada pos-
sui essa característica de possuir uma ampla possibilidade
de interrogações, mas sem necessariamente sair do foco ou
da linha de concepções
Nessa perspectiva contra hegemônica, Fairclough nos
traz uma potencialidade de Análise de Discurso com a pos-
sibilidade de “inverter o jogo”, entendendo que a mudan-
ça social passa por esse contraponto, percebendo que há
uma ideologia que trabalha na manutenção do status quo,
porém, há possibilidades de transformação. O que veio a
calhar nessa investigação, que almeja e caminha pelo viés
da educação popular que é totalmente “encharcada” de cri-
ticidade e de potencialidades transformativas.
O conceito de hegemonia, que é a peça central da
análise que Gramsci faz do capitalismo ocidental e
da estratégia revolucionária na Europa Ocidental
(Gramsci, 1971; Buci-Glucksmannn, 1980), harmo-
niza-se coma concepção de discurso que defendo
e fornece um modo de teorização da mudança em
relação à evolução das relações de poder que per-
mite um foco particular sobre a mudança discursiva,
mas ao mesmo tempo um modo de considera-la
em termos de sua contribuição aos processos mais
amplos de mudança e de seu amoldamento por