XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO
uma cultura que possui a pedagogia do tolher, a cultura, e
principalmente na educação, do silenciamento, do não falar,
não dizer e não perguntar, e ao falar, ser politicamente cor-
reto para que o conflito seja mediado. Nesse ínterim, muitos
são silenciados para sempre, e nesse silenciamento, ocorre a
perpetuação de convencer os oprimidos e oprimidas de que
estão e errados, e que devem ser tolerantes, pois seus ques-
tionamentos estão gerando demasiados confortos. Ocorre
que em nossa educação, de um modo geral, falo da educa-
ção brasileira, soma-se os processos ditatoriais que impedi-
ram os processos de reflexão e de avanço das ciências das
humanidades, e principalmente as disciplinas e temáticas
sobre as ciências humanas e sobre o avanço dos processos
educacionais foram proibidos. Não somente como pesqui-
sador e educador, percebo e entendo também como edu-
cando, como sujeito que também aprende ao ensinar, que
o processo educacional e pedagógico perfeito, está distante
de ser concretizado, porém, é necessário esforçarmos para
que haja uma destruição de certos ditames e diretrizes que
apontam para uma verticalização dos processos políticos,
culturais, sociais e econômicos, e com certeza no âmbito
educacional:
Eu acho que a horizontalidade, do processo. Saca?
Naquela questão de que tu tá dando a tua aula,
e levantar o braço e te interromper. De surgir um
outro assunto, a gente debater esse assunto, mas
depois retornar pra aula, tá ligado? Porque o cara
teve isso, eu tive isso no colégio, eu tive professores
de que enquanto ele tava ali tu não podia inter-
romper ele, tá ligado? E as vezes é aquela questão,
tem rima que o cara pensa, que se tu deixar para
anotar em casa, tu não vai anotar, saca? Então tem
aquele flash de sabe? Tu falou aquele bagulho, me
desencadeou uma reação aqui, se eu não falar con-
tigo agora, depois eu não vou conseguir formular a
mesma dúvida, e isso eu achava bacana. A interação
que tinha, tanto de professor e aluno, quanto de
aluno e professor. Tá ligado, de educador e educan-
do ali, saca? (Pablo)