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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO

uma cultura que possui a pedagogia do tolher, a cultura, e

principalmente na educação, do silenciamento, do não falar,

não dizer e não perguntar, e ao falar, ser politicamente cor-

reto para que o conflito seja mediado. Nesse ínterim, muitos

são silenciados para sempre, e nesse silenciamento, ocorre a

perpetuação de convencer os oprimidos e oprimidas de que

estão e errados, e que devem ser tolerantes, pois seus ques-

tionamentos estão gerando demasiados confortos. Ocorre

que em nossa educação, de um modo geral, falo da educa-

ção brasileira, soma-se os processos ditatoriais que impedi-

ram os processos de reflexão e de avanço das ciências das

humanidades, e principalmente as disciplinas e temáticas

sobre as ciências humanas e sobre o avanço dos processos

educacionais foram proibidos. Não somente como pesqui-

sador e educador, percebo e entendo também como edu-

cando, como sujeito que também aprende ao ensinar, que

o processo educacional e pedagógico perfeito, está distante

de ser concretizado, porém, é necessário esforçarmos para

que haja uma destruição de certos ditames e diretrizes que

apontam para uma verticalização dos processos políticos,

culturais, sociais e econômicos, e com certeza no âmbito

educacional:

Eu acho que a horizontalidade, do processo. Saca?

Naquela questão de que tu tá dando a tua aula,

e levantar o braço e te interromper. De surgir um

outro assunto, a gente debater esse assunto, mas

depois retornar pra aula, tá ligado? Porque o cara

teve isso, eu tive isso no colégio, eu tive professores

de que enquanto ele tava ali tu não podia inter-

romper ele, tá ligado? E as vezes é aquela questão,

tem rima que o cara pensa, que se tu deixar para

anotar em casa, tu não vai anotar, saca? Então tem

aquele flash de sabe? Tu falou aquele bagulho, me

desencadeou uma reação aqui, se eu não falar con-

tigo agora, depois eu não vou conseguir formular a

mesma dúvida, e isso eu achava bacana. A interação

que tinha, tanto de professor e aluno, quanto de

aluno e professor. Tá ligado, de educador e educan-

do ali, saca? (Pablo)