592
EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
E as margens são simultaneamente as rebeldias ne-
cessárias presentes nos movimentos bem visíveis,
comprometidos com transformações no mundo
e com seus próprios limites! Ficar à margem não
significa total falta de poder e total marginalização.
Há uma reciprocidade, uma dialética nesse ficar ou
ser d/as margens. Há pequenos ganhos, avanços e
retrocessos. (EGGERT, 2013, p.144)
As margens representam as camadas populares que
se fazem presente na cidade, que existem , por mais que a
própria cidade não perceba ou não queria perceber, ela está
lá, segurando, suportando a cidade (retornemos a analogia
que Eggert faz do serviço da casa!), e quando essa margem
se descobre margem, e vem se movimenta, pressiona o cen-
tro, com uma força imensurável, e que provoca o mal-es-
tar. Essa força que pressiona o centro e que indaga a es-
trutura acerca do porquê que ela o fez e refez margem, e
compreendendo sua marginalização, se invoca e se coloca
no mundo com rebeldia. Rebeldia colocada aqui como uma
categoria que “precisa ser educada para que tome, portanto,
dimensões transformadoras, revolucionárias e não tenha um
fim e si mesma” (MORETTI, 2010, p.346). Certamente que os
educandos e educandas chegaram ao Paidéia com as suas
limitações, mas também com os seus avanços, com base em
suas vivências e experiências, e com isso, se fez com que o
espaço se tornasse o mais democrático possível, tentando
problematizar diversas questões que se apresentavam du-
rante as atividades. Do mesmo modo, o Paidéia, através de
das educadoras e educadores a maioria estar em processo
de formação (graduandos, pós-graduandas, recém gradua-
dos...), tinha as suas limitações e estava seguindo um cami-
nho de formação e entendimento de que a educação popu-
lar era mais do que um “cursinho gratuito”. Mesmo assim,
havia um engajamento por parte dos docentes, de tentar
entender a realidade dos educandos e educandas, e desen-
volver atividades que conseguissem discutir determinadas
temáticas que ao conectar com diferentes disciplinas e di-
ferentes áreas do conhecimento, alcançássemos um maior