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EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

E as margens são simultaneamente as rebeldias ne-

cessárias presentes nos movimentos bem visíveis,

comprometidos com transformações no mundo

e com seus próprios limites! Ficar à margem não

significa total falta de poder e total marginalização.

Há uma reciprocidade, uma dialética nesse ficar ou

ser d/as margens. Há pequenos ganhos, avanços e

retrocessos. (EGGERT, 2013, p.144)

As margens representam as camadas populares que

se fazem presente na cidade, que existem , por mais que a

própria cidade não perceba ou não queria perceber, ela está

lá, segurando, suportando a cidade (retornemos a analogia

que Eggert faz do serviço da casa!), e quando essa margem

se descobre margem, e vem se movimenta, pressiona o cen-

tro, com uma força imensurável, e que provoca o mal-es-

tar. Essa força que pressiona o centro e que indaga a es-

trutura acerca do porquê que ela o fez e refez margem, e

compreendendo sua marginalização, se invoca e se coloca

no mundo com rebeldia. Rebeldia colocada aqui como uma

categoria que “precisa ser educada para que tome, portanto,

dimensões transformadoras, revolucionárias e não tenha um

fim e si mesma” (MORETTI, 2010, p.346). Certamente que os

educandos e educandas chegaram ao Paidéia com as suas

limitações, mas também com os seus avanços, com base em

suas vivências e experiências, e com isso, se fez com que o

espaço se tornasse o mais democrático possível, tentando

problematizar diversas questões que se apresentavam du-

rante as atividades. Do mesmo modo, o Paidéia, através de

das educadoras e educadores a maioria estar em processo

de formação (graduandos, pós-graduandas, recém gradua-

dos...), tinha as suas limitações e estava seguindo um cami-

nho de formação e entendimento de que a educação popu-

lar era mais do que um “cursinho gratuito”. Mesmo assim,

havia um engajamento por parte dos docentes, de tentar

entender a realidade dos educandos e educandas, e desen-

volver atividades que conseguissem discutir determinadas

temáticas que ao conectar com diferentes disciplinas e di-

ferentes áreas do conhecimento, alcançássemos um maior