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EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
do sofrimento de viver em uma cultura machista. Para isso,
junto com colegas que trabalham com a educação popular
e companheiras de coletivos e organizações de movimentos
sociais, construímos dentro dos espaços de aula, atividades
que traziam a discussão do feminismo, principalmente por-
que uma outra discussão era não permitir o Paidéia deixasse
de refletir sobre isso:
Assim como essa revolucionária da época, muitas
outras mulheres foram silenciadas e, em boa parte
da história, viveram como “anônimOs”. E quem nos
lembra esse fato num texto brilhante é a escritora
Virginia Wolf, no clássico Um teto todo seu (1929).
Reconhecemos a necessidade da visibilização dos
aspectos que lidam com experiências vividas e per-
cebidas pelas mulheres para pensarmos a produção
do conhecimento e a cidadania que seguem exis-
tindo nas margens. (...) Entendemos que as expe-
riências, sobretudo no campo da educação popu-
lar, são produzidas como invisíveis, ou seja, como
ausentes até que que as mulheres, como sujeitos
coletivo, compreendam a sua própria “feitura” na
experiência. (MORETTI; EGGERT, 2017, p.47-49).
Nesse contexto, o Paidéia tentou e tenta discutir essas
questões, entendo que os educandos e educandas já vivem
essa realidade e isso deve ser refletido, entendendo que
quem sofre são as suas colegas, companheiras e parentes, a
sua sociedade em si. Nesse viés há uma preocupação para
que dentro de um processo intelectual, que consiga situar
esses sujeitos no pensar de seu lugar histórico, entendam
que para além do senso comum (que é imprescindível no
processo de desenvolvimento do conhecimento), das super-
ficialidades, entenda-se que é necessário sair da “zona de
conforto” do pensamento e tentar entender o que e quem
molda a nossa forma de pensar. Certamente que a prepa-
ração para o Enem é extremamente importante, principal-
mente por entender que a universidade é um espaço em
disputa também, onde as camadas populares devem estar
e devem também transformar esse espaço na medida do
possível, porém, o Paidéia não existe para simplesmente