XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO
melhorar notas e pontuações, mas existe pensando na li-
nha da emancipação, e para isso, a visão crítica do mundo
deve ser trabalhada, com base no diálogo, que não elimina
em si a discussão, o debate e o conflito que se estabelece
no choque de ideias e concepções, mas que tenta ir além,
considerando não o educador e a educadora como centrais,
mas entendendo a educanda e o educando como possui-
dores de um conhecimento, de uma experiência e de uma
“bagagem”, seja ela qual for:
Eu acho que o Paidéia, eu acho que o nome do Pai-
déia deveria ser Inovação né? Porque ele é diferente
dos cursinhos, é que nem eu falei , eu esperava uma
coisa e acabou vindo muito mais do que aquilo...
Porque assim, eu pelo menos, vou falar por mim, é
óbvio, porque eu sou eu, (risos) mas enfim, na mi-
nha visão, assim eu já tive uma visão mais fechada,
pô mas assim o que eu penso é mais interessan-
te, mas quando eu vejo realmente, as pessoas tem
realidades diferentes de mim, tem uma perspectiva
diferente de vida diferente de mim mesmo , então
tem que dar voz para as pessoas sim, só que as ve-
zes nos cursinhos pagos , tu não vê isso, não existe
debate , o que existe? , existe só a afirmação do
lado do professor, que o professor fala, que isso da-
qui vocês vão falar, a nota 1000 da redação, só que
ele não fala “por que vocês pensam isso ?” Ele não
faz o pensar ... (Anne)
Entendo que para o processo de emancipação, ou
para o processo que indique a construção da emancipação,
é imprescindível o pensar, criticar, analisar e discordar, com
base nas diferenças, ou como a própria Anne afirma, “as
pessoas têm realidades diferentes de mim”, e a partir disso,
a partir da constatação que o meu colega ou que minha
colega que, e socializa aqui comigo nesse espaço, possui
um outro entendimento da realidade e está inserido em ou-
tra realidade social, econômica e cultural. Se falando prin-
cipalmente dos educandos e educandas que provenientes
das camadas populares mais pobres da sociedade, e nesse
contexto, da cidade, é sempre importante destacar a impor-