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EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
tais processos. Hegemonia é liderança tanto quan-
to dominação nos domínios econômico, político,
cultural e ideológico de uma sociedade. Hegemo-
nia é o poder sobre a sociedade como um todo de
uma das classes economicamente definidas como
fundamentais em aliança com outras forças sociais,
mas nunca atingido senão parcial e temporaria-
mente, como um “equilíbrio instável”. Hegemonia
é construção de alianças e a integração muito mais
do que simplesmente a dominação de classes su-
balternas, mediante concessões ou meios ideológi-
cos para ganhar seu consentimento. Hegemonia é
um foco de constante luta sobre pontos de maior
instabilidade entre classes e blocos para construir,
manter ou romper alianças e relações de domina-
ção/subordinação, que assume formas econômicas,
políticas e ideológicas. A luta hegemônica, localiza-
-se em uma frente ampla, que inclui as instituições
da sociedade civil (educação, sindicatos, família),
com possível desigualdade entre diferentes níveis e
domínios. (FAIRCLOUGH, 2011, p. 122).
A Análise Crítica de Discurso em Fairclough, se colocou
ao lado político em que que essa pesquisa se estabeleceu, ou
seja, que tem uma opção pela transformação, em tempo que
se atenta para a construção da emancipação e humanização
das juventudes na cidade, essa metodologia, com sua critici-
dade, pode auxiliar nessa empreitada, tendo em vista que a
educação popular foi (no período da ditadura militar), é (na
atualidade dos assaltos que o capitalismo faz na educação) e
será (como proposta esperançosa no porvir) uma concepção
de resistência, de luta e que tem caracterizações de movimen-
to social e popular. Por isso, a ACD pode ao mesmo tempo
em que potencializou a análise das informações que tivemos
a partir das entrevistas, auxiliou na intepretação e construção
da pesquisa, ajudou nos desdobramentos que competem o
entendimento sobre a educação popular, possibilitando fo-
mentar mais ainda as capacidades críticas de transformação
da realidade que a mesma propõe. Para além destes aportes
metodológicos que encorparam a investigação, os “Indicado-
res Emancipatórios” foram importantíssimos para a organi-
zação e sistematização das categorias principais que foram