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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO

analisadas e refletidas aqui. Tendo em vista que a emanci-

pação foi analisada através da convergência entre educação

popular, juventudes e cidade, foi necessário tal metodologia

para que eu pudesse construir os quadros sistematizados a

partir do que foi analisado das entrevistas e com base nesses

quadros, analisar novamente e sintetizar as concepções, pon-

tos de vista, entendimentos e principais compreensões. Assim

destacam os autores e pesquisadores sobre tal metodologia:

Os indicadores sempre são referências contextua-

lizadas em relação aos sujeitos populares, que se

revelam tanto mela mobilização e desenvolvimento

de suas capacidades quanto pelas restrições de-

correntes das determinações advindas dos condi-

cionamentos sociais. Considerando o elevado grau

de subjetividade, os avanços ou passos construídos

no caminho de emancipação são valorizados nos

seus sentidos e significados. Os sentidos decorrem

da interpretação teórica que valoriza as emoções

como um elemento constitutivo da construção do

conhecimento junto com aspectos racionais e éti-

cos (ADAMS; STRECK, 2014, p.73-74).

Essas propostas metodológicas, entendo que contri-

buirão nessa pesquisa, permitindo que essa investigação

seja executada, mas dando um direcionamento político e

humano, no sentido em que como foi sublinhado várias ve-

zes, que esse trabalho se dá principalmente no compartilha-

mento, entre sujeitos que visam a sua emancipação, huma-

nização e libertação, construindo cotidianamente alternati-

vas de resistência através de múltiplas ações e atividades,

arrisco dizer que até mesmo em movimentos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

No meu entendimento, com base nas análises dos

materiais investigados e refletidos aqui, com o auxílio da

concepção teórica que optei e dos aparatos metodológicos,

o Paidéia contribuiu e contribui para emancipação das ju-

ventudes na cidade, ou seja, a educação popular possui uma

dimensão de auxiliar os educandos e educandas a prosse-