Table of Contents Table of Contents
Previous Page  237 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 237 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

237

EIXO 2 – PAULO FREIRE:

MEMÓRIA,

REGISTRO, IDENTIDADE E ACERVO

SER QUILOMBOLA NA ATUALIDADE,

COMO O MEIO ACADEMICO PODE FORTALECER

A AFIRMAÇÃO DA IDENTIDADE?

Madaliza dos Santos Nascente

1

Vilmar Alves Pereira

2

Marcel Jardim Amaral

3

Carta Pedagógica

Sou quilombola, moro no interior de Canguçu/RS, em

uma comunidade remanescente de quilombo Maçambique,

onde moram aproximadamente 48 famílias, nossa comuni-

dade recebeu esse nome em homenagem ao último negro

escravizado que era parente de muitos da comunidade, e

que foi morto de forma cruel por seus patrões.

Nossa comunidade é rural e as famílias vivem da agri-

cultura familiar, de onde tiram a renda da família. No que diz

respeito à escolaridade, alguns anos atrás o acesso à escola

era muito precário e os jovens desistiam de trabalhar para

poder ajudar a família. Hoje em dia que o acesso está mais

facilitado, com o transporte que leva e busca os alunos.

Por tão poucos jovens terem acesso ao ensino su-

perior, sabemos da importância de estudar, tanto para ter

1

Quilombola, graduanda em Direito da Universidade Federal do Rio Gran-

de-FURG, membro do subprograma de Auxílio ao Ingresso nos Ensinos

Técnicos e Superior – PAIETS INDÍGENA E QUILOMBOLA.

E-mail:

madasantosnascente@gmail.com

2

Professor, Coordenador do Grupo de Estudos sobre Fundamentos da Edu-

cação Ambiental e Popular – GEFEAP, Doutor em Educação pelo Programa

de Pós-graduação em Educação/PPGEDU da Universidade Federal do Rio

Grande do Sul/UFRGS, Rio Grande, RS, Brasil;

vilmar1972@gmail.com

3

Assistente Social, bolsista CAPES, integrante do Grupo de Estudos sobre Fun-

damentos da Educação Ambiental e Popular – GEFEAP, mestrando em Educa-

ção pelo Programa de Pós-graduação em Educação/PPGEDU da Universidade

Federal do Rio Grande/FURG; membro da coordenação do subprograma de

Auxilio ao Ingresso nos Ensinos Técnicos e Superior – PAIETS INDÍGENA E QUI-

LOMBOLA., Rio Grande, RS, Brasil;

amaral.marcel@yahoo.com