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EIXO 2 – PAULO FREIRE: MEMÓRIA, REGISTRO, IDENTIDADE E ACERVO
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
conversa que gostaria de repetir com seus filhos a criação
dada por Freire à ele, pois havia gostado muito dela.
Lutgardes Costa Freire:
Filho mais jovem de Paulo
Freire e sociólogo no Instituto Paulo Freire. Mencionado em
obras como Pedagogia da Esperança: um reencontro com a
Pedagogia do Oprimido, pela contribuição dada à realização
da mesma. Ele é citado também no livro Sobre Educação.
Maria Cristina Freire:
Filha de Paulo Freire, possui
graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo-
-USP, mestrado, doutorado e livre-docência pela mesma
instituição. Atualmente é coordenadora e docente do Pro-
grama de Pós-Graduação Interunidades em Estética e Histó-
ria da Arte da USP. Freire a menciona no livro Sobre Educa-
ção: diálogos.
Maria de Fátima Freire Dowbor:
Filha de Paulo Frei-
re, graduada em Pedagogia, Filosofia e Línguas Romanas e
Psicopedagogia. Atualmente, trabalha em consultoria peda-
gógica em várias instituições, é membro do Conselho do
Instituto Paulo Freire, coordena grupos de formação/refle-
xão de educadores e realiza palestras em congressos e en-
contros nacionais e internacionais. Na introdução da obra
Professora sim, Tia não, Paulo Freire agradece a sua contri-
buição. Mencionada também na obra A Educação na Cida-
de, quando Freire fala sobre alfabetização e na obra Sobre
Educação: lições de casa quando Freire e seus filhos conver-
sam sobre a criação que tiveram.
Maria Madalena Freire Weffort:
Filha de Paulo Frei-
re, atua junto a educação infantil para o desenvolvimento
de sua proposta ligada à concepção freireana de educação.
Citada em Sobre Educação: diálogos, A importância do Ato
de Ler, A Educação na Cidade, Política e Educação, Profes-
sora sim, tia não – cartas a quem ousa ensinar, sobre o tema
educação. Na obra Pedagogia da Esperança: um reencontro
com a Pedagogia do Oprimido, é agradecida por pela sua
contribuição à conclusão da obra e em Que Fazer? Teoria
e Prática em educação popular, Freire lembra que ela tinha
paixão de conhecer.