XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
229
EIXO 2 – PAULO FREIRE:
MEMÓRIA,
REGISTRO, IDENTIDADE E ACERVO
de movimentos indígenas e afrodescendentes na América
Latina. Paulo Freire cita Walsh na apresentação do livro A
importância do Ato de Ler, a partir da 42ª edição.
Rosa Luxemburgo:
nascida na cidade polonesa Za-
mosc, obteu a nacionalidade alemã em 1898, quando mu-
dou-se para a Alemanha. Filósofa e economista, estudou
Ciências Naturais, Matemática, Direito e Economia Política
em Zurique, sendo uma das fundadoras do Partido Social
Democrata (PSD) da Polônia e Lituânia. Defendia o materia-
lismo dialético de Marx e a concepção de história. Liderava,
juntamente com Liebknecht, o grupo Spartacus (que deu
origem ao Partido Comunista Alemão) quando ambos fo-
ram mortos por paramilitares subornados por governantes
socialdemocratas. Freire menciona em Pedagogia do Opri-
mido uma passagem do “Reforma o Revólucion”, obra polí-
tica de Rosa Luxemburgo.
Instituições
Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM):
Fundado pelo Papa Pio XII em 1955, a CELAM é uma institui-
ção ligada a Igreja Católica que presta serviços de contato,
comunhão, formação, pesquisa e reflexão às 22 conferências
episcopais que se situam desde o México até o Cabo de
Hornos, incluindo o Caribe e as Antilhas. Freire menciona na
obra Ação Cultural para a Liberdade, que a CELAM defendia
a educação libertadora e as restrições que poderiam resultar
da elite do poder.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PU-
C-SP):
criada em 1946 por Dom Carlos Carmelo de Vascon-
celos Motta, Cardeal da Cúria Metropolitana de São Paulo,
trata-se de uma instituição católica de ensino superior. Surge
a partir da fusão entre a Faculdade de Filosofia, Ciências e Le-
tras de São Bento e da Faculdade Paulista de Direito. Segundo
o Jornal Folha de S. Paulo (2016), a PUC-SP ocupa a primeira
colocação quanto à qualidade de ensino nas universidades
privadas do Brasil. Mencionada em A importância do Ato de
Ler, A Educação na Cidade e Pedagogia da Solidariedade.