XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
225
EIXO 2 – PAULO FREIRE:
MEMÓRIA,
REGISTRO, IDENTIDADE E ACERVO
fluências foram divididas em três planilhas – A, B e C -, usan-
do o grau de influência e/ou a incidência no pensamento/
obra de Paulo Freire como fator da divisão (considerando
principalmente o número de vezes citado durante as obras).
Imagem 2 –
Planilha Geral
Fonte:
Autores, 2018.
Após isso, foram elaborados textos em formato de
verbete para compor a obra final a respeito da temática.
Para elaboração dos verbetes das planilhas A e B, foram
convidados estudiosos brasileiros – destaques na área da
educação, por exemplo – e os itens da planilha C, em sua
maioria, ficaram a cargo das bolsistas do projeto e da coor-
denação, em conjunto.
O principal aporte teórico deste trabalho é a pesquisa
“As articulações teóricas e metodológicas do pensamento
de Paulo Freire: diálogos explícitos, implícitos e possíveis”,
que conta com o levantamento e análise bibliográfica de
obras de referência sobre o pensamento freireano, seus fun-
damentos e interlocuções teóricas, tais como
Paulo Freire’s
Intellectual Roots: Toward Historicity in Praxis
(LAKE e KRESS,
2013),
Dicionário Paulo Freire
(STRECK, REDIN e ZITKOSKI,
2010),
Paulo Freire: uma história de vida
(FREIRE, 2006),
Pau-
lo Freire: uma biobibliografia
(GADOTTI, 1996),
Conceitos de
educação em Paulo Freire
(VASCONCELOS e BRITO, 2006),
A
história das ideias de Paulo Freire e a atual crise de paradig-