230
EIXO 2 – PAULO FREIRE: MEMÓRIA, REGISTRO, IDENTIDADE E ACERVO
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
Secretaria Municipal De Educação de São Paulo
(SMED-SP):
Instituição onde Paulo Freire ocupou o car-
go de Secretário da Educação, durante o governo de Luiza
Erundina, entre os anos de 1989 e 1991. Propôs, neste pe-
ríodo, políticas para a construção de uma educação demo-
crática, dentre elas o MOVA (Movimento de Alfabetização
de Jovens e Adultos). Freire cita a SME-SP em Pedagogia do
Compromisso, A Educação na Cidade e Pedagogia da Tole-
rância experiências que teve durante a gestão.
Partido Comunista Brasileiro (PBC):
fundando em
Niterói no ano de 1922 por 9 delegados representando as
regiões brasileiras, o PCB é um partido político brasileiro
com ideais de esquerda, seguindo opiniões marxista-leni-
nista. Seu símbolo é composto de uma foice e um martelo,
indicando a união dos camponeses com o proletariado ur-
bano. Mencionado em Educação e Atualidade Brasileira por
sua atuação política partidária e pela importância do partido
para a formação popular.
Universidade de Campinas (UNICAMP):
fundada
em 1962, mediante o desejo do governo paulista de investir
em um centro de pesquisa para industrializar e desenvolver
o local. Iniciou suas atividades em 1966 e atualmente trata-
-se de umas das melhores universidades públicas do Brasil e
da América Latina. Freire menciona a UNICAMP nas obras A
Educação na Cidade e em Pedagogia da Solidariedade.
Movimentos
Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos
(MOVA):
Criado em 1990 durante a gestão de Paulo Freire
na Secretaria de Educação de São Paulo, tem como propó-
sito acabar com o analfabetismo de jovens e adultos. Esse
movimento é mantido através de convênios entre prefeitu-
ras, entidades assistenciais, sociedades e associações, onde
as aulas são ministradas quatro dias da semana, com três
horas de duração cada, sendo a turma composta de 15 a 25
alunos. No livro A Educação na Cidade, Freire cita diversas
vezes essa política educativa.