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EIXO 2 – PAULO FREIRE: MEMÓRIA, REGISTRO, IDENTIDADE E ACERVO

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

Secretaria Municipal De Educação de São Paulo

(SMED-SP):

Instituição onde Paulo Freire ocupou o car-

go de Secretário da Educação, durante o governo de Luiza

Erundina, entre os anos de 1989 e 1991. Propôs, neste pe-

ríodo, políticas para a construção de uma educação demo-

crática, dentre elas o MOVA (Movimento de Alfabetização

de Jovens e Adultos). Freire cita a SME-SP em Pedagogia do

Compromisso, A Educação na Cidade e Pedagogia da Tole-

rância experiências que teve durante a gestão.

Partido Comunista Brasileiro (PBC):

fundando em

Niterói no ano de 1922 por 9 delegados representando as

regiões brasileiras, o PCB é um partido político brasileiro

com ideais de esquerda, seguindo opiniões marxista-leni-

nista. Seu símbolo é composto de uma foice e um martelo,

indicando a união dos camponeses com o proletariado ur-

bano. Mencionado em Educação e Atualidade Brasileira por

sua atuação política partidária e pela importância do partido

para a formação popular.

Universidade de Campinas (UNICAMP):

fundada

em 1962, mediante o desejo do governo paulista de investir

em um centro de pesquisa para industrializar e desenvolver

o local. Iniciou suas atividades em 1966 e atualmente trata-

-se de umas das melhores universidades públicas do Brasil e

da América Latina. Freire menciona a UNICAMP nas obras A

Educação na Cidade e em Pedagogia da Solidariedade.

Movimentos

Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos

(MOVA):

Criado em 1990 durante a gestão de Paulo Freire

na Secretaria de Educação de São Paulo, tem como propó-

sito acabar com o analfabetismo de jovens e adultos. Esse

movimento é mantido através de convênios entre prefeitu-

ras, entidades assistenciais, sociedades e associações, onde

as aulas são ministradas quatro dias da semana, com três

horas de duração cada, sendo a turma composta de 15 a 25

alunos. No livro A Educação na Cidade, Freire cita diversas

vezes essa política educativa.