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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 2 – PAULO FREIRE:

MEMÓRIA,

REGISTRO, IDENTIDADE E ACERVO

torno do legado de Paulo Freire, implicando em permanente

reinvenção.

As categorias de subdivisão (interlocuções, autores/

autoras – influências, instituições, movimentos, família e ex-

poentes religiosos), permitem que as presenças nas obras

ferireanas sejam identificadas de maneira mais objetiva, res-

saltando o contexto no qual foram inseridos e qual a impor-

tância que exerceram ao longo dos livros de Paulo Freire e

também na vida do mesmo. Além disso, podemos identificar

que ele usa durante seus escritos diversas referências, desde

família a instituições, mas que todos foram marcantes para

o conjunto de sua pedagogia.

REFERÊNCIAS

FREIRE, Paulo (1993).

Professora sim, tia não – cartas a

quem ousa ensinar

. 1. ed. São Paulo: Editora Olho

D’água, 1993.

FREIRE, Paulo, 1921-1997.

Pedagogia da tolerância; orga-

nização

e notas Ana Maria Araújo Freire. – São Paulo:

Editora UNESP, 2004.

FREIRE, Paulo.

A educação na cidade

.

7. ed. São Paulo:

Cortez, 2006.

FREIRE, Paulo.

A importância do ato de ler

. 42. ed. São Pau-

lo: Cortez, 2001.

FREIRE, Paulo.

Ação cultural para a liberdade e outros es-

critos

. 9 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

FREIRE, Paulo.

Educação como prática da liberdade

. 26.

ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

FREIRE, Paulo

.

Educação e atualidade brasileira.

2. ed. –

São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2002.

FREIRE, Paulo. GUIMARÃES, Sérgio.

Sobre educação:

diálo-

gos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984.

FREIRE, Paulo.

Pedagogia da Esperança:

Um reencontro

com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e

Terra, 1992. Notas: Ana Maria Araújo Freire