XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 2 – PAULO FREIRE:
MEMÓRIA,
REGISTRO, IDENTIDADE E ACERVO
torno do legado de Paulo Freire, implicando em permanente
reinvenção.
As categorias de subdivisão (interlocuções, autores/
autoras – influências, instituições, movimentos, família e ex-
poentes religiosos), permitem que as presenças nas obras
ferireanas sejam identificadas de maneira mais objetiva, res-
saltando o contexto no qual foram inseridos e qual a impor-
tância que exerceram ao longo dos livros de Paulo Freire e
também na vida do mesmo. Além disso, podemos identificar
que ele usa durante seus escritos diversas referências, desde
família a instituições, mas que todos foram marcantes para
o conjunto de sua pedagogia.
REFERÊNCIAS
FREIRE, Paulo (1993).
Professora sim, tia não – cartas a
quem ousa ensinar
. 1. ed. São Paulo: Editora Olho
D’água, 1993.
FREIRE, Paulo, 1921-1997.
Pedagogia da tolerância; orga-
nização
e notas Ana Maria Araújo Freire. – São Paulo:
Editora UNESP, 2004.
FREIRE, Paulo.
A educação na cidade
.
7. ed. São Paulo:
Cortez, 2006.
FREIRE, Paulo.
A importância do ato de ler
. 42. ed. São Pau-
lo: Cortez, 2001.
FREIRE, Paulo.
Ação cultural para a liberdade e outros es-
critos
. 9 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
FREIRE, Paulo.
Educação como prática da liberdade
. 26.
ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
FREIRE, Paulo
.
Educação e atualidade brasileira.
2. ed. –
São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2002.
FREIRE, Paulo. GUIMARÃES, Sérgio.
Sobre educação:
diálo-
gos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984.
FREIRE, Paulo.
Pedagogia da Esperança:
Um reencontro
com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e
Terra, 1992. Notas: Ana Maria Araújo Freire