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EIXO 2 – PAULO FREIRE: MEMÓRIA, REGISTRO, IDENTIDADE E ACERVO

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

ser um dos catequizadores dos índios brasileiros. Fundou

juntamente com o Padre Anchieta o Colégio São Paulo e

foi também um conselheiro e articulador político. Em 1549,

começou a escrever cartas onde descrevia o trabalho de ca-

tequese, relatando como era a vida na América do ponto

de vista de um catequizador. Freire referencia esses escri-

tos nas obras Educação e Atualidade Brasileira e Educação

como Prática de Liberdade.

Marie Dominique Chenu:

francês, professor no con-

vento de Le Saulchoir e um dos teólogos mais influentes do

século XX. Especialista em Idade Média e estudos teológi-

cos, foi um dos fundadores da revista Concilium e uma das

grandes influências no Concílio Vaticano II. Escreveu o livro

“Une école de teologie”, que foi condenado pela Igreja Ca-

tólica. Lecionou também na Universidade de Sorbone e es-

pecialista em Santo Tomás de Aquino. Mencionado na obra

Pedagogia do Oprimido, sobre o contexto de “mortes em

vida”, sendo referenciado a partir do livro de André Maine,

falando sobre injustiça.

Paulo (Apóstolo):

Discípulo de Jesus e chamado de

Saulo, perseguiu Jesus e os discípulos enquanto estes pre-

gavam o evangelho na região de Jerusalém. Ficou cego por

três dias após uma visão que teve onde Jesus estava envol-

to de uma grande luz, recuperando-a após o batismo. Ini-

ciou assim a pregação da palavra de Deus, sendo chamado

de Paulo. Escreveu 13 capítulos da Bíblia. Freire menciona

o apóstolo em Pedagogia da Tolerância, a partir dos temas

corpo, cristianismo, libertação, expressão de cultura.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Este trabalho está baseado no projeto de pesquisa so-

bre as articulações teóricas e metodológicas do pensamen-

to de Paulo Freire, projeto este que irá auxiliar para a consti-

tuição de um quadro de referência nacional e internacional

para a compreensão do pensamento e do legado freireano.

Diante disso, o presente trabalho destaca algumas dessas

articulações, configurando novas perspectivas históricas em