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EIXO 2 – PAULO FREIRE: MEMÓRIA, REGISTRO, IDENTIDADE E ACERVO
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
ser um dos catequizadores dos índios brasileiros. Fundou
juntamente com o Padre Anchieta o Colégio São Paulo e
foi também um conselheiro e articulador político. Em 1549,
começou a escrever cartas onde descrevia o trabalho de ca-
tequese, relatando como era a vida na América do ponto
de vista de um catequizador. Freire referencia esses escri-
tos nas obras Educação e Atualidade Brasileira e Educação
como Prática de Liberdade.
Marie Dominique Chenu:
francês, professor no con-
vento de Le Saulchoir e um dos teólogos mais influentes do
século XX. Especialista em Idade Média e estudos teológi-
cos, foi um dos fundadores da revista Concilium e uma das
grandes influências no Concílio Vaticano II. Escreveu o livro
“Une école de teologie”, que foi condenado pela Igreja Ca-
tólica. Lecionou também na Universidade de Sorbone e es-
pecialista em Santo Tomás de Aquino. Mencionado na obra
Pedagogia do Oprimido, sobre o contexto de “mortes em
vida”, sendo referenciado a partir do livro de André Maine,
falando sobre injustiça.
Paulo (Apóstolo):
Discípulo de Jesus e chamado de
Saulo, perseguiu Jesus e os discípulos enquanto estes pre-
gavam o evangelho na região de Jerusalém. Ficou cego por
três dias após uma visão que teve onde Jesus estava envol-
to de uma grande luz, recuperando-a após o batismo. Ini-
ciou assim a pregação da palavra de Deus, sendo chamado
de Paulo. Escreveu 13 capítulos da Bíblia. Freire menciona
o apóstolo em Pedagogia da Tolerância, a partir dos temas
corpo, cristianismo, libertação, expressão de cultura.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Este trabalho está baseado no projeto de pesquisa so-
bre as articulações teóricas e metodológicas do pensamen-
to de Paulo Freire, projeto este que irá auxiliar para a consti-
tuição de um quadro de referência nacional e internacional
para a compreensão do pensamento e do legado freireano.
Diante disso, o presente trabalho destaca algumas dessas
articulações, configurando novas perspectivas históricas em