226
EIXO 2 – PAULO FREIRE: MEMÓRIA, REGISTRO, IDENTIDADE E ACERVO
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
mas
(SCOCUGLIA, 1997),
Educação e Política em J-J Rousseau
e Paulo Freire: a questão da desigualdade social
(PITANO,
2004) e
Educação Popular e docência
(STRECK, PITANO, MO-
RETTI, SANTOS, LEMES e PAULO, 2014), entre outras.
Além disso, composição do referencial teórico inclui
artigos científicos, Teses e Dissertações de portais como CA-
PES periódicos e Scielo, que contemplem os objetivos da
pesquisa, assim como os 32 livros de Paulo Freire, em ordem
cronológica de publicação: Educação e atualidade brasileira
(1959); Educação como prática da liberdade (1967); Ação cul-
tural para a liberdade (1970); Pedagogia do oprimido (1970);
Extensão ou comunicação? (1971); Educação e mudança
(1976); Cartas a Guiné-Bissau (1977); A importância do ato
de ler em três artigos que se completam (1982); Sobre edu-
cação (VI) (1982); Sobre educação (VII diálogos) (1984); Essa
escola chamada vida (1985); Por uma pedagogia da pergunta
(1985); Pedagogia: diálogo e conflito (1985); Medo e ousadia:
o cotidiano do professor (1987); Aprendendo com a própria
história (VI) (1987); Que fazer: teoria e prática em educação
popular (1989); Alfabetização: leitura do mundo, leitura da
palavra (1990); O caminho se faz caminhando: conversas so-
bre educação e mudança social (1990); A educação na cidade
(1991); Pedagogia da esperança: um reencontro com a peda-
gogia do oprimido (1992); Política e educação (1993); Profes-
sora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar (1993); Cartas a
Cristina (1994); À sombra desta mangueira (1995); Pedagogia
da autonomia (1996); Pedagogia da indignação: Cartas peda-
gógicas e outros escritos (2000); Aprendendo com a própria
história (VII) (2000); Pedagogia dos sonhos possíveis (2001);
A África ensinando a gente: Angola, Guiné-Bissau, São Tomé
e Príncipe (2003); El grito manso (2003); Pedagogia da tole-
rância (2005); Pedagogia do compromisso: América Latina e
educação popular (2008).
METODOLOGIA
O presente trabalho busca identificar algumas das
presenças e influências, tais como pessoas instituições e