XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 2 – PAULO FREIRE:
MEMÓRIA,
REGISTRO, IDENTIDADE E ACERVO
consideram a condição das vítimas e valoriza os vencedores.
Paulo Freire, após vivenciar suas experiências de exílio,
coloca a educação como um meio para emancipar a socie-
dade, tendo seu pleno sentido quando dirigida a uma au-
tocrítica (como substancial no movimento de superação da
barbárie), a partir do diálogo, da autorreflexão e da proble-
matização do existente. Assim, a formação de uma cons-
ciência crítica acontece a partir da pergunta e da resistência,
como um caminho para ser livre e manter-se aberto para o
discurso alheio, que reconhece a pluralidade de percepções
da realidade. Enquanto contribuição social legada por Freire
entende-se que a educação é uma possibilidade de materia-
lizar formas de agir com emoção, o sentido e o afeto, capaz
de promover a autonomia do pensar e do agir, cujo fracasso
desta experiência formativa gera o insucesso da humaniza-
ção do mundo, a generalização da alienação e a barbárie hu-
mana. Enfim, a única coisa que precisamos manter viva, sem
exilar na educação, é a capacidade de abertura dos diálogos,
de pensamento reflexivo, da dimensão interdependente e
relacional da conversação com a diversidade e a pluralidade,
sob pena de aniquilar e alienar as potencialidades da vida e
da criatividade humana.
REFERÊNCIAS
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Primeira Versão
,
Porto Velho, Ano IV, n. 195, Outubro. p. 2-12, 2005.
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Aporias da performance na educação.
2012. 283 f. Tese (Doutorado). Universidade Federal do
Rio Grande do Sul, UFRGS, Porto Alegre, 2012.
FREIRE, Paulo
.
A educação na cidade.
5. ed. São Paulo: Ed.
Cortez, 2001.
FREIRE, Paulo
. Pedagogia da Esperança:
um reencontro
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e Terra, 2003.