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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 2 – PAULO FREIRE:

MEMÓRIA,

REGISTRO, IDENTIDADE E ACERVO

consideram a condição das vítimas e valoriza os vencedores.

Paulo Freire, após vivenciar suas experiências de exílio,

coloca a educação como um meio para emancipar a socie-

dade, tendo seu pleno sentido quando dirigida a uma au-

tocrítica (como substancial no movimento de superação da

barbárie), a partir do diálogo, da autorreflexão e da proble-

matização do existente. Assim, a formação de uma cons-

ciência crítica acontece a partir da pergunta e da resistência,

como um caminho para ser livre e manter-se aberto para o

discurso alheio, que reconhece a pluralidade de percepções

da realidade. Enquanto contribuição social legada por Freire

entende-se que a educação é uma possibilidade de materia-

lizar formas de agir com emoção, o sentido e o afeto, capaz

de promover a autonomia do pensar e do agir, cujo fracasso

desta experiência formativa gera o insucesso da humaniza-

ção do mundo, a generalização da alienação e a barbárie hu-

mana. Enfim, a única coisa que precisamos manter viva, sem

exilar na educação, é a capacidade de abertura dos diálogos,

de pensamento reflexivo, da dimensão interdependente e

relacional da conversação com a diversidade e a pluralidade,

sob pena de aniquilar e alienar as potencialidades da vida e

da criatividade humana.

REFERÊNCIAS

ADORNO, T. W. A atualidade da filosofia.

Primeira Versão

,

Porto Velho, Ano IV, n. 195, Outubro. p. 2-12, 2005.

BENJAMIN, Walter.

Obras escolhidas I:

magia e técnica, arte

e política. São Paulo: Brasiliense, 1994.

CONTE, Elaine.

Aporias da performance na educação.

2012. 283 f. Tese (Doutorado). Universidade Federal do

Rio Grande do Sul, UFRGS, Porto Alegre, 2012.

FREIRE, Paulo

.

A educação na cidade.

5. ed. São Paulo: Ed.

Cortez, 2001.

FREIRE, Paulo

. Pedagogia da Esperança:

um reencontro

com a Pedagogia do Oprimido. 11. ed. São Paulo: Paz

e Terra, 2003.