XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
243
EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR
A DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA E
OS PROCESSOS FORMATIVOS DOS
PROFESSORES: A FORMAÇÃO DOCENTE
NA SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO, O
DESENVOLVIMENTO E AS TECNOLOGIAS
Lidiane Rocha dos Santos
1
Luciane Rocha Ferreira Pielke
2
INTRODUÇÃO
Este artigo discute sobre a complexidade da docência
universitária como ação/atitude que se relaciona ao conjun-
to de atividades voltadas para garantir a aprendizagem dos
estudantes. Soares e Cunha (2010) esclarecem que o termo
docência vem da expressão latina
docere
a qual tem por sig-
nificado ensinar e sua ação, obrigatoriamente, se comple-
menta com a palavra
discere
que tem por definição aprender.
As autoras explicam que a docência é compreendida como
o exercício do magistério com foco na aprendizagem e as-
sim sendo, docência então é a atividade que caracteriza o
docente em geral.
1
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade
do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. Integrante do Grupo de Pesquisa em
Educação Digital – GPe-dU/CNPq que está vinculado a Linha de Pesquisa
III – “Educação, Desenvolvimento e Tecnologias” -, do Programa de Pós-Gra-
duação do curso de Doutorado em Educação da UNISINOS. Orientanda de
doutorado da Profa. Dra. Eliane Schlemmer. Mestra em Comunicação, com
área de concentração em mídia e cultura, pela Universidade de Marília –
UNIMAR. Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo
pela Universidade de Marília – UNIMAR. Email:
lidirochajornalista@hotmail. com2
Doutora em Educação (UNISINOS/2018). Mestra em Educação
(UFMT/2011). Pedagoga (UFMT/2009). Integrante do Grupo de Pesquisa
Mediações Pedagógicas e Cidadania que está vinculado a Linha de Pesqui-
sa III – “Educação, Desenvolvimento e Tecnologias”, do Programa de Pós-
-Graduação do curso de Doutorado em Educação da UNISINOS e do Gru-
po de Pesquisa Movimentos Sociais e Educação (GPMSE/UFMT). E-mail:
lucianekatu@gmail.com