XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
245
EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR
Desse modo “É fundamental partirmos (do pressupos-
to) de que o homem, ser de relações e não só de contatos,
não apenas está no mundo, mas com o mundo. Estar como
o mundo resulta de sua abertura à realidade, que o faz ser
o ente de relações que é” (FREIRE, 1996, p. 47). Esta é a base
de nossa compreensão sobre os processos educativos: so-
mos seres de relação, é dentro deste movimento que os de-
mais se configuram.
Para Schlemmer; Lopes; Adams (2014, p. 57-58) é pre-
ciso “construir uma educação para sujeitos deste tempo his-
tórico e social”. Isto implica dizer que: a educação precisa
estar centrada na “cultura da aprendizagem” sobre signos
que se correlacionam com pensamentos epistemológicos
em relação ao conhecimento. Para os autores, a concep-
ção epistemológica interacionista da educação passa pelo
sentido de que o conhecimento trata-se de um processo
contínuo de ação e interação do sujeito com o meio físico
e social, pois o conhecimento e a capacidade de conhecer
nasce à medida em que o sujeito passa a interagir, “de forma
que, se a interação entre o sujeito e o objeto os modifica,
cada interação entre sujeitos individuais modificará os sujei-
tos uns em relação aos outros”, afirmam Schlemmer; Lopes;
Adams (2014, p. 58).
Estes autores também explicam que a educação
pode ser construtivista. Neste sentido, trata-se de um co-
nhecimento em processo de permanente construção, que
se modifica a partir da interação do sujeito com o mun-
do, quando este sujeito age sobre o objeto do conheci-
mento, assim, “o sujeito constrói sua própria mente e suas
representações da realidade”, afirmam Schlemmer; Lopes;
Adams (2014, p. 58).
Em um contexto de espaços de aprendizagem, pelo
menos assim compreendemos, a atuação do docente emer-
ge a partir da interação com os sujeitos que fazem parte
daquele cenário. Para Freire (2001, p. 40):
Uma educação que procura desenvolver a toma-
da de consciência e a atitude crítica, graças à qual