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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR

Desse modo “É fundamental partirmos (do pressupos-

to) de que o homem, ser de relações e não só de contatos,

não apenas está no mundo, mas com o mundo. Estar como

o mundo resulta de sua abertura à realidade, que o faz ser

o ente de relações que é” (FREIRE, 1996, p. 47). Esta é a base

de nossa compreensão sobre os processos educativos: so-

mos seres de relação, é dentro deste movimento que os de-

mais se configuram.

Para Schlemmer; Lopes; Adams (2014, p. 57-58) é pre-

ciso “construir uma educação para sujeitos deste tempo his-

tórico e social”. Isto implica dizer que: a educação precisa

estar centrada na “cultura da aprendizagem” sobre signos

que se correlacionam com pensamentos epistemológicos

em relação ao conhecimento. Para os autores, a concep-

ção epistemológica interacionista da educação passa pelo

sentido de que o conhecimento trata-se de um processo

contínuo de ação e interação do sujeito com o meio físico

e social, pois o conhecimento e a capacidade de conhecer

nasce à medida em que o sujeito passa a interagir, “de forma

que, se a interação entre o sujeito e o objeto os modifica,

cada interação entre sujeitos individuais modificará os sujei-

tos uns em relação aos outros”, afirmam Schlemmer; Lopes;

Adams (2014, p. 58).

Estes autores também explicam que a educação

pode ser construtivista. Neste sentido, trata-se de um co-

nhecimento em processo de permanente construção, que

se modifica a partir da interação do sujeito com o mun-

do, quando este sujeito age sobre o objeto do conheci-

mento, assim, “o sujeito constrói sua própria mente e suas

representações da realidade”, afirmam Schlemmer; Lopes;

Adams (2014, p. 58).

Em um contexto de espaços de aprendizagem, pelo

menos assim compreendemos, a atuação do docente emer-

ge a partir da interação com os sujeitos que fazem parte

daquele cenário. Para Freire (2001, p. 40):

Uma educação que procura desenvolver a toma-

da de consciência e a atitude crítica, graças à qual