Table of Contents Table of Contents
Previous Page  246 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 246 / 2428 Next Page
Page Background

246

EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

o homem escolhe e decide, liberta-o em lugar de

submetê-lo, de domesticá-lo, de adaptá-lo, como

faz com muita frequência a educação em vigor num

grande número de países do mundo, educação que

tende a ajustar o indivíduo à sociedade, em lugar

de promovê-lo em sua própria linha.

Nesta perspectiva, a formação docente incorpora uma

dupla responsabilidade: de conscientizar e libertar as pes-

soas. Essa compreensão tem sua base epistemológica alicer-

çada em ideias que não compactuam com a ordem linear,

apolítica, polarizada e binária da Ciência Moderna eurocên-

trica. A abordagem libertadora defendida por Freire entende

que o conceito de desenvolvimento:

[...] está ligado ao processo de libertação das socie-

dades dependentes, enquanto a ação modernizan-

te caracteriza a situação concreta de dependência...

O subdesenvolvimento, na realidade, não tem sua

razão

em si mesmo, mas ao contrário, sua

razão

está no desenvolvimento (FREIRE, 2001, p.72).

Com base nessa reflexão de Freire acreditamos que

diante das transformações sociais e políticas em contexto de

crise humana é necessário mais que nunca resignificar o que

entendemos por educação, desenvolvimento e tecnologia,

pensando a formação docente, como uma exigência ético-

-política para com a sociedade como um todo. Dentro deste

movimento dinâmico, complexo e contraditório:

Simplificar a discussão é afirmar que à educação

cabe apenas posicionar-se ou escolher, de forma

inevitável, quais tecnologias deve utilizar no âmbito

dos processos de ensino e aprendizagem. Superar

essa visão estreita do problema significa considerar

a ideia de paradigma a partir da própria noção de

desenvolvimento ou progresso técnico e científico e

sua relação com a noção de desenvolvimento social

e político ao qual nos associamos. Mais do que es-

colher tecnologias, importa por que e como elas se

inserem no contexto educacional, visto que não ne-

cessariamente o desenvolvimento tecnológico está

associado ao desenvolvimento social, mas apenas à