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EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
o homem escolhe e decide, liberta-o em lugar de
submetê-lo, de domesticá-lo, de adaptá-lo, como
faz com muita frequência a educação em vigor num
grande número de países do mundo, educação que
tende a ajustar o indivíduo à sociedade, em lugar
de promovê-lo em sua própria linha.
Nesta perspectiva, a formação docente incorpora uma
dupla responsabilidade: de conscientizar e libertar as pes-
soas. Essa compreensão tem sua base epistemológica alicer-
çada em ideias que não compactuam com a ordem linear,
apolítica, polarizada e binária da Ciência Moderna eurocên-
trica. A abordagem libertadora defendida por Freire entende
que o conceito de desenvolvimento:
[...] está ligado ao processo de libertação das socie-
dades dependentes, enquanto a ação modernizan-
te caracteriza a situação concreta de dependência...
O subdesenvolvimento, na realidade, não tem sua
razão
em si mesmo, mas ao contrário, sua
razão
está no desenvolvimento (FREIRE, 2001, p.72).
Com base nessa reflexão de Freire acreditamos que
diante das transformações sociais e políticas em contexto de
crise humana é necessário mais que nunca resignificar o que
entendemos por educação, desenvolvimento e tecnologia,
pensando a formação docente, como uma exigência ético-
-política para com a sociedade como um todo. Dentro deste
movimento dinâmico, complexo e contraditório:
Simplificar a discussão é afirmar que à educação
cabe apenas posicionar-se ou escolher, de forma
inevitável, quais tecnologias deve utilizar no âmbito
dos processos de ensino e aprendizagem. Superar
essa visão estreita do problema significa considerar
a ideia de paradigma a partir da própria noção de
desenvolvimento ou progresso técnico e científico e
sua relação com a noção de desenvolvimento social
e político ao qual nos associamos. Mais do que es-
colher tecnologias, importa por que e como elas se
inserem no contexto educacional, visto que não ne-
cessariamente o desenvolvimento tecnológico está
associado ao desenvolvimento social, mas apenas à