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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR

lógica do consumo e do acúmulo da riqueza. Cabe

à educação e aos educadores manifestarem o que

pretendem e a quais projetos de desenvolvimento

se associam. Do contrário, ficaremos todos reféns

dos apelos da novidade em detrimento das discus-

sões sobre os paradigmas de desenvolvimento –

das inteligências, das coletividades, da sustentabili-

dade, da ética e da cidadania (SCHLEMMER; LOPES;

ADAMS, 2014, p. 15).

Hoje, as tecnologias analógicas e digitais possuem

uma ambiência que exige determinado entrelaçamento. Es-

tas dimensões estão em situação de coexistir em espaços de

aprendizagens e o professor, neste contexto, precisa cons-

truir conhecimentos e saberes que o motivem, o desafiem

a elaborar, articular, aprimorar sua prática pedagógica de

modo que possa, constantemente, ter condições objetivas

de refaze (se) na sua prática:

As novas tecnologias da informação, por exemplo,

que hoje fazem parte de nosso domínio cognitivo

não devem ser entendidas como meros objetos,

tampouco como soluções para antigos problemas,

mas como focos de criação de novos problemas,

de novas relações com a informação, com o tempo,

com o espaço, consigo mesmo e com os outros. A

partir desse quadro, a relação entre as formas cons-

tituídas e o presente não é de rompimento ou de

descontinuidade, mas sim de coexistência. (KAS-

TRUP, 2015, p. 97).

Assim, as tecnologias digitais e analógicas inseridas no

cenário educacional podem funcionar como uma estratégia

de ensino e de aprendizagem para promover a motivação e

o engajamento dos estudantes em espaços de aprendiza-

gens que se caracterizam como espaços de convivência os

quais podem ser híbridos. Nestes espaços de aprendizagem

Schlemmer (2015, p. 40-41) explica que:

“o híbrido é aqui

compreendido quanto à natureza dos espaços (geográfico e

digital), quanto à presença (física e digital), quanto às tecno-

logias (analógicas e digitais) e quanto à cultura (pré-digital

e digital)”.