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EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
Compreendendo como a ação de ensinar, com foco
na aprendizagem, é complexa por envolver um conjunto
significativo de atividade/atitude que caracteriza a docência
universitária, percebemos que alguns conceitos e práticas
são decisivas para uma formação contextualizada e politica-
mente engajada com a transformação social.
Assim, o recorte para propor discussão neste artigo
trata-se do processo da formação docente na sua relação
com a educação, o desenvolvimento e as tecnologias. A
questão-problema que orienta esta investigação é Como as
tecnologias analógicas e digitais podem reorientar as práti-
cas pedagógicas? E o objetivo geral é compreender os pro-
cessos formativos dos professores e sua prática pedagógica.
O XX Fórum de Estudos e Leituras de Paulo Freire: Le-
gado e presença de Freire no Rio Grande do Sul abre um
espaço fundamental de diálogo a partir deste eixo temático
para compartilharmos algumas leituras convergentes entre
Freire e Schlemmer; Lopes; Adams (2014) no tocante a te-
mática Educação, Desenvolvimento e Tecnologias.
Acreditamos que estas questões estão diretamente re-
lacionadas a construção da docência universitária com vistas
a emancipação intelectual e política dos futuros educado-
res. Problematizá-las na interface com as reflexões tecidas
por estes autores podem ajudar a ampliar as possibilidades
semântica sem torno do potencial libertador que existe nas
entrelinhas destas categorias na correlação com os contex-
tos atuais de crise humana.
A formação docente na sua relação com a educação, o
desenvolvimento e as tecnologias
Pensar a formação docente (universitária) na perspec-
tiva da construção de um profissional engajado, aberto as
competências da colaboração e cooperação em um contex-
to de múltiplos espaços de aprendizagem exige, sobretu-
do, estabelecer uma relação para autonomia intelectual. A
partir de uma relação dialética, docente e discentes (des)
constroem(se) nos espaços de aprendizagens que são o re-
sultado provisório e cambiante de abordagens de ensino e
aprendizagens distintas.