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EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

Deste modo, o caderno, a caneta, o quadro, o pincel,

como tecnologias analógicas contribuem como elementos

utilizados nos contextos de ensino e de aprendizagem e

deste modo, se entrelaçam e se fazem presentes juntos aos

elementos considerados como tecnologias digitais como

o celular, o tablet, o notebook, e assim, desta forma, estu-

dantes e docentes universitários utilizam tais artefatos nos

espaços de convivência/aprendizagem sem que uma tecno-

logia possa anular a outra e, como resultado, supomos, o

engajamento, a colaboração, a participação e interação por

parte dos estudantes serão mais efetivos.

Promover o ensino e a aprendizagem a partir da cola-

boração e da cooperação pode contribuir para com o empo-

deramento, a autoria e autonomia não só dos docentes, mas

também dos próprios estudantes que se mostrarão mais en-

gajados para com os conteúdos programáticos que a eles são

apresentados sempre com base na relação epistemológica e

ontológica com a realidade, as experiências, os saberes e o

contexto em que estes docentes e discentes estão inseridos.

[...] o que caracteriza a atual revolução tecnológica

não é a centralidade de conhecimentos e informa-

ção, mas sim a aplicação destes na geração de no-

vos conhecimentos e de dispositivos de processa-

mento/comunicação da informação, criando-se um

ciclo de realimentação cumulativo entre a inovação

e seu uso. De acordo com Castells (1999), as eli-

tes aprendem fazendo, e desta forma modificam as

aplicações da tecnologia, enquanto a maior parte

das pessoas aprende usando, limitando-se à tecno-

logia, tornando-se tecnologicamente dependente

(SCHLEMMER; LOPES; ADAMS, 2014, p. 20).

A tecnologia vista deste ângulo desvela a percepção

romantizada em torno do mito da tecnologia como resposta

à inclusão social de todas e todos a partir de uma socie-

dade globalizada. As ferramentas tecnológicas, com efeito,

transformaram nossa forma de perceber o mundo, de esta-

belecer relações conosco e com os outros e de organizar a

própria vida em sociedade.