XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
251
EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR
próprias práticas educativas articulando conceitos chaves
para uma proposta de educação comprometida com um
tipo de desenvolvimento que não destrua, aliada a uma vi-
são não romantizada da tecnologia para que, de fato, ela
seja problematizadora, solidária e libertadora.
CONSIDERAÇÕES
Diante do cenário educacional a qual se inserem as prá-
ticas pedagógicas, faz-se pertinente uma observação do cam-
po empírico pedagógico para que se possa articular reflexões
sobre como as práticas de ensino e aprendizagem configu-
ram-se cada vez mais interligados às tecnologias (analógicas
e digitais). Assim, compreende-se que tal investigação articu-
lada nas discussões deste artigo contribua para propor dis-
cussão sobre as possíveis mudanças nas esferas em torno das
estruturas físicas e/ou do pensamento (sobre gestão e forma-
ção inicial e continuada dos professores) nas Universidades.
As reflexões aqui articuladas e as leituras nos coloca-
ram em situação de repensar nosso próprio processo de en-
sino e aprendizagem. Nossas (in)certezas foram realocadas
em instâncias de desequilíbrio, ou seja, de rachaduras das
nossas próprias certezas de como podemos atuar em sala
de aula e deste modo, percebemos que a constituição do
que é Ser Docente precisa, necessariamente, configurar en-
quanto conteúdo a ser (re)significado e atualizado. E, neste
sentido, dentro do movimento de pesquisa as relações esta-
belecidas em torno da noção de mundo e de conhecimento
são fundamentais para nossa própria humanização. Esse é o
grande aprendizado que fica deste diálogo.
Assim, propor discussão sobre o atual cenário educa-
cional em que se apresenta como co-criação do conheci-
mento por parte tanto do discente como também do do-
cente pode colaborar para construir/elaborar/(re)pensar um
outro paradigma na educação, no sentido de atribuir novos
significados aos seguintes contextos: ensino; aprendizagem.
interfaces entre a educação e as tecnologias analógicas e
digitais; a formação inicial e continuada do professor.