Table of Contents Table of Contents
Previous Page  251 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 251 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

251

EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR

próprias práticas educativas articulando conceitos chaves

para uma proposta de educação comprometida com um

tipo de desenvolvimento que não destrua, aliada a uma vi-

são não romantizada da tecnologia para que, de fato, ela

seja problematizadora, solidária e libertadora.

CONSIDERAÇÕES

Diante do cenário educacional a qual se inserem as prá-

ticas pedagógicas, faz-se pertinente uma observação do cam-

po empírico pedagógico para que se possa articular reflexões

sobre como as práticas de ensino e aprendizagem configu-

ram-se cada vez mais interligados às tecnologias (analógicas

e digitais). Assim, compreende-se que tal investigação articu-

lada nas discussões deste artigo contribua para propor dis-

cussão sobre as possíveis mudanças nas esferas em torno das

estruturas físicas e/ou do pensamento (sobre gestão e forma-

ção inicial e continuada dos professores) nas Universidades.

As reflexões aqui articuladas e as leituras nos coloca-

ram em situação de repensar nosso próprio processo de en-

sino e aprendizagem. Nossas (in)certezas foram realocadas

em instâncias de desequilíbrio, ou seja, de rachaduras das

nossas próprias certezas de como podemos atuar em sala

de aula e deste modo, percebemos que a constituição do

que é Ser Docente precisa, necessariamente, configurar en-

quanto conteúdo a ser (re)significado e atualizado. E, neste

sentido, dentro do movimento de pesquisa as relações esta-

belecidas em torno da noção de mundo e de conhecimento

são fundamentais para nossa própria humanização. Esse é o

grande aprendizado que fica deste diálogo.

Assim, propor discussão sobre o atual cenário educa-

cional em que se apresenta como co-criação do conheci-

mento por parte tanto do discente como também do do-

cente pode colaborar para construir/elaborar/(re)pensar um

outro paradigma na educação, no sentido de atribuir novos

significados aos seguintes contextos: ensino; aprendizagem.

interfaces entre a educação e as tecnologias analógicas e

digitais; a formação inicial e continuada do professor.